Paulistas já podem destinar créditos da NF para o IPVA 2022

IPVA 2022
Os créditos da Nota Fiscal Paulista poderão ser usados na hora de pagar o IPVA 2022 (Foto: Pixabay.com)

Mais uma vantagem na hora de pagar o IPVA 2022. A Secretária da Fazenda de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (05/10) que os moradores do estado irão poder destinar os créditos do programa Nota Fiscal Paulista para pagar o imposto. No entanto, elas precisarão correr, visto que existe um prazo para solicitar o benefício. Sem falar que é preciso fazer um cadastro online.

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

Paulistas já podem destinar créditos da NF para o IPVA 2022

Este é um benefício bastante utilizado pelos paulistas. Ao emitir a nota, você tem direito a alguns benefícios e pode concorrer a diversos prêmios. Uma das vantagens é que  você pode também usar os créditos acumulados com as compras para fazer o abatimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Neste ano, os contribuintes terão até o dia 31 de outubro para isso.

Foto: Pixabay.com

E você não precisará sair de casa para requisitar o benefício. Todo o processo poderá ser feito no site oficial da Nota Fiscal Paulista. Primeiramente, o cadastro será necessário para isso. Depois disso, é só acessar a opção “Utilizar Creditos” no menu chamado “Conta Corrente”. Ao clicar a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”.

O sistema pedirá para você cadastrar o número do Renavam. Após a verificação e confirmação dos dados, você saberá o valor a ser  abatido e valor do crédito disponível. Aqui tem um detalhe importante. Segundo o órgão, você pode escolher se quer pagar o valor total ou apenas uma parte.

Por fim, é só começar os dados da transação, os dados do veículo e seus dados e pessoais e confirmar. Não se esqueça que não será possível usar os créditos para pagar as taxas de outra pessoa. Ou seja, será válido apenas para o veículo da pessoa cadastrada.

Foto: Pixabay.com

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Esta não será a primeira vez que será possível fazer isso. Já faz um tempo que os meses de outubro são reservados para os cadastrados no programa fazerem a solicitação. De acordo com a secretária, 20.846 pessoas fizeram isso no ano passado e foi arrecadado cerca de R$ 1,4 milhão.

Modelo quase parecido com o do Rio Grande do Sul

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

Não serão apenas os paulistas que poderão pedir descontos na hora de pagar o IPVA 2022. Quem mora no Rio Grande do Sul e está cadastrado no Programa Nota Fiscal Gaúcha em até o dia 31 de outubro para fazer compras e atingir 150 notas fiscais. Isso porque você poderá conseguir um desconto de até 5% no valor do imposto.

Vale lembrar que este é um desconto oferecido pelo programa Bom Cidadão. No caso do exemplo gaúcho, o tamanho do desconto será de acordo com o número de notas cadastradas. Caso o contribuinte registre entre 51 e 99 notas, o desconto será de 1%. A redução será de 3% se o contribuinte fazer o registro de 100 a 149 notas.

IPVA 2022
Foto: Obi Onyeador/Unsplash.com

Por fim, quem conseguir juntar 150 ou mais notas terá o desconto completo de 5%. No entanto, o interessado terá que pagar a taxa do IPVA até o dia certo. O calendário do IPVA 2022 ainda será divulgado. A expectativa deste ano é que o valor do imposto seja maior. Isso porque os preços dos carros 0km cresceram muito.

 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar