Paulistanos terão gratuidade nos ônibus para o 2º turno das eleições

A Prefeitura de São Paulo decidiu conceder a gratuidade nos ônibus da cidade, no próximo domingo (30), dia do segundo turno das eleições.

A Prefeitura Municipal de São Paulo decidiu conceder a gratuidade no transporte por ônibus na cidade, no próximo domingo (30), dia do segundo turno das eleições. Além da gratuidade, a prefeitura manterá o acréscimo de 2 mil ônibus à frota que normalmente circula aos domingos, como ocorreu no primeiro turno. A gratuidade nos ônibus valerá das 6h às 20h para todos os passageiros.

Como funciona a gratuidade nos ônibus

Passageiros podem entrar tanto pela porta dianteira como pela traseira (Foto: Divulgação)

No domingo de eleições, o transporte será gratuito em qualquer linha para todas as pessoas no horário estabelecido pela prefeitura – das 6h às 20h. O passageiros poderão embarcar pela porta traseira ou dianteira, sem ter de passar pela catraca.

A medida adotada em São Paulo tem aparo na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou as prefeituras de todo o País a adotar a gratuidade dos ônibus no dia das eleições, de forma a garantir que os eleitores tenham condições de votar.

“Estou convicto de que, na cidade de São Paulo, não é o transporte que influencia a abstenção. Mas como líder de uma gestão que ouve a sociedade, decidi tomar essa medida como sinalização da prefeitura para fortalecer a democracia e facilitar o deslocamento dos eleitores”, afirmou o prefeito paulistano, Ricardo Nunes (PMDB).

O prefeito disse que a prefeitura analisou as estatísticas do primeiro turno e “ficou claro que o transporte não foi um impedimento para que a população exercesse seu direito ao voto, mesmo porque, as maiores abstenções foram nas regiões centrais da cidade, por motivos diversos”. 

Cidades da Grande São Paulo também terão gratuidade nos ônibus

Prefeitura de Diadema-SP também aderiu à gratuidade nos ônibus (Foto: Divulgação)

Em Diadema, o transporte público municipal também será gratuito, assim como ocorreu no primeiro turno na cidade. O Decreto Municipal nº 8.196, que foi publicado no Diário Oficial antes do primeiro turno, já previa que o benefício seria estendido caso houvesse uma segunda votação. Ao todo, estarão em operação 19 linhas e 75 ônibus disponibilizados pela concessionária Suzantur.

O passe livre também está garantido em Osasco. Além da gratuidade do transporte, as concessionárias vão reforçar a frota, a pedido da Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO), segundo informou a prefeitura.

Em Rio Grande da Serra e em Ribeirão Pires, a tarifa zero no transporte coletivo municipal já é adotada para domingos e feriados, o que irá se repetir no domingo de eleição.

Com informações da Agência Brasil.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile