Passo a passo para se cadastrar no “Bom Motorista” e ter benefícios

O Ministério da Infraestrutura, juntamente do Serpro e da Senastran ativaram oficialmente o cadastro do “bom motorista”.

O Ministério da Infraestrutura, juntamente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da Senastran (Secretaria Nacional de Trânsito) ativaram oficialmente o Registro Nacional Positivo de Condutores, conhecido como cadastro do “bom motorista”. O objetivo é incentivar a prática da cidadania e premiar os motoristas que não infringirem as leis de trânsito com benefícios e outros descontos.

O Cadastro do “Bom Motorista” foi idealizado em julho deste ano pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O RNPC alterou diversos tópicos do Código de Trânsito Brasileiro, como a ampliação do prazo de validade das habilitações.

Divulgação: Serpro

Confira os benefícios do Bom Motorista

O bom motorista que não tiver infração ou multa em 12 meses poderá receber reembolsos, serviços de seguros, descontos para aluguel de carros, além de promoções em estacionamentos e pedágios.

O Serpro, um dos órgãos que compõe o RNPC, anunciou um desconto de 20% em certificados digitais para indivíduos sem token com aprovação de videoconferência. Parcerias como essas, entre órgãos e empresas públicas ou privadas, serão a base para os benefícios.

A CCJ da Câmera dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que prevê o parcelamento de multas do Código de Trânsito Brasileiro

Programam beneficia motoristas sem multas em 12 meses (Foto: Reprodução)

O novo sistema também traz outros benefícios para os motoristas. Além de adquirir CNH e CRLV digitais, que têm o mesmo valor jurídico dos documentos impressos, o aplicativo também oferece descontos no pagamento de multas e um sistema atualizado para transferência online de propriedade de veículos.

Embora o Registro Nacional Positivo de Condutores esteja liberado, os benefícios só estarão disponíveis a partir de 13 de outubro deste ano.

(Foto: Shutterstock)

Como funciona o Cadastro Positivo de Condutores?

A ferramenta está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, onde os cidadãos podem se cadastrar. O aplicativo agora oferece CRLV-e e carteira de motorista digital. 

Para ter acesso à plataforma «bom motorista», basta fazer o login através da sua conta Gov.br e depois acessar o menu principal com informações sobre as abas “motoristas”, “veículos”, “violação” e “educação”.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA