Passo a Passo para consultar o IPVA 2022 em SP pelo app Poupatempo

IPVA 2022
Você pode usar o aplicativo do Poupatempo para conferir o valor do IPVA e o licenciamento digital (Foto: Pixabay.com)

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o licenciamento são duas das principais taxas que o motorista deve pagar. Mas elas possuem uma outra coisa em comum. Os motoristas do estado de São Paulo podem consultar tanto o valor do IPVA 2022 quanto o licenciamento digital pelo aplicativo do Poupatempo. Uma forma mais prática de ficar bem informado sobre estes dois tributos.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

Passo a Passo para consultar o IPVA 2022 em SP pelo app Poupatempo

Para conseguir acessar estes dois serviços é bastante fácil. Primeiramente, você irá baixar o aplicativo do Poupatempo (Poupatempo digital). Para isso, você irá acessar a loja de aplicativos de seu smartphone (Android ou IOS). Depois de baixar e acessar o aplicativo, você irá fazer o seu login ou criar o seu cadastro. Na página inicial, você irá selecionar “Serviços” e depois em “Veículos”. Por fim, você escolherá a opção “IPVA”.

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

Lembrando que a Secretária da Fazenda e Planejamento do estado já divulgou o valor. Para fazer os cálculos, a Sefaz levou em consideração a alíquota estadual (até 4%, no caso do estado de SP) e o valor venal do veículo. No caso de veículos 0km, foi usado o valor da nota fiscal. E até por isso o valor do IPVA 2022 será maior. De acordo com uma pesquisa da FIPE, os valores de mercado estão 22,54% maiores.

Mas os clientes terão descontos na hora do pagamento. Conforme você vem acompanhando aqui no Garagem360, os moradores do estado o de São Paulo contarão com uma série de descontos. Quem escolher pagar a cota única durante este mês de setembro, por exemplo, ganhará um desconto de 9%. Claro, o prazo de vencimento depende do número final da sua placa.

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

O prazo para aquele contribuintes que possuem um veículo com final de placa 5 e que desejam ganhar um desconto de 9%, por exemplo, acaba na sexta-feira (14/01).. Agora, você também pode pagar a cota única até a data de fevereiro (o prazo também depende do último digito da placa). Só o desconto será de 5% apenas. Neste ano, o governo de São Paulo permitirá o parcelamento do valor do IPVA em cinco vezes. 

IPVA para caminhões e pagamento

Já o prazo para caminhões é um pouco diferente. A cota única com desconto de 9% ainda continua a mesma. Só que o pagamento da cota única com 5% de bônus será até abril. Além disso, a sequência de parcelas é: março; maio; julho; agosto e setembro. O pagamento do IPVA em São Paulo pode ser feito em lotéricas. Sem falar que ele pode ser feito em um dos bancos conveniados (guichê, aplicativo ou internet banking). Os bancos são:

  • Santander
  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Safra
  • Itaú
  • Caixa Econômica Federal

Veja abaixo os prazos de vencimentos do IPVA 2022 em São Paulo

Foto: Divulgação/Sefaz-SP
Foto: Divulgação/Sefaz-SP

Licenciamento

Foto: Pixabay.com

Não é só o IPVA 2022 que você poderá conferir no aplicativo do Poupatempo. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital (CRLV-e) também pode ser consultado nele. O que pode ser interessante. Isso porque você pode levar o documento para qualquer lugar. Mas se você preferir, você também pode fazer a impressão. Para isso, você precisa acessar o site do Poupatempo.

Mas é importante ressaltar que ele só estará disponível após você quitar todos os tributos. Inclusive a taxa de licenciamento. No estado de São Paulo, o valor desta taxa será de R$ 144,86 para carros novos e usados. Você também precisa respeitar o calendário de pagamento. Veja abaixo os prazos de vencimento (número final da placa e mês de vencimento):

1 e 2 = julho

3 e 4 = agosto

5 e 6 = setembro

7 e 8 = outubro

9 = novembro

0 = dezembro

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar