Passo a passo da CNH sem autoescola foi liberado: veja quem terá direito
Veja o passo a passo da CNH sem autoescola. Entenda como o projeto vai baratear o processo e quem poderá tirar a habilitação.
O passo a passo CNH sem autoescola está sendo definido em um projeto que promete baratear em até 80% o custo para tirar a habilitação no Brasil. A proposta, que está em consulta pública, flexibiliza as regras e dá mais autonomia aos candidatos. Acompanhe o Garagem360 e veja como vai funcionar!
Passo a passo CNH sem autoescola: como vai funcionar?
O projeto da CNH sem autoescola é uma iniciativa do Ministério dos Transportes e busca simplificar e reduzir os custos do processo para obter a carteira de motorista. A ideia principal é acabar com a obrigatoriedade de cumprir uma carga horária mínima de aulas teóricas e práticas em uma autoescola.
A proposta já é um sucesso de participação popular. Segundo o Governo Federal, a consulta pública sobre o tema é a segunda com o maior número de sugestões já registrada. Isso mostra o grande interesse da população em ter uma alternativa mais acessível para conseguir a habilitação.
Quem terá direito a tirar a CNH sem autoescola?
A boa notícia é que, se o projeto for aprovado, a nova modalidade estará disponível para todos os candidatos que desejam tirar a CNH pela primeira vez. Os pré-requisitos básicos para iniciar o processo continuam exatamente os mesmos.
O candidato ainda precisará ter no mínimo 18 anos de idade, saber ler e escrever, possuir um documento de identidade válido e ter CPF. A grande mudança não está em quem pode tirar, mas em como a pessoa poderá se preparar para as provas.
As aulas práticas ainda serão obrigatórias?
Essa com certeza é uma das maiores mudanças do projeto: as 20 horas-aula práticas exigidas hoje deixarão de ser obrigatórias. Isso não significa que o candidato irá para a prova sem treinar, mas ele terá mais liberdade para escolher como e com quem aprender.
A proposta permite que o aluno contrate um instrutor particular que seja credenciado pelo Detran. Além disso, o veículo utilizado no treinamento poderá ser do próprio instrutor ou até mesmo do candidato, desde que atenda às normas de segurança. As autoescolas continuarão oferecendo o serviço para quem preferir o método tradicional.
Como ficam as etapas do processo?
A princípio, a estrutura principal para tirar a CNH será mantida, com exames e provas obrigatórias. O que muda é a flexibilidade na preparação.
Confira como deve ficar o processo:
-
Abertura do processo: o candidato solicita a abertura no Detran do seu estado, de forma online ou presencial.
-
Estudo teórico: o candidato poderá escolher onde estudar. As opções incluem cursos online do governo, aulas em autoescolas (presenciais ou EAD) ou em outras instituições credenciadas. A carga horária de 45 horas não será mais obrigatória.
-
Exames obrigatórios: após estudar, o candidato realiza a coleta biométrica no Detran e faz os exames médico e psicotécnico em clínicas credenciadas.
-
Aulas práticas: o candidato decide se fará aulas em autoescola ou com um instrutor particular credenciado.
-
Provas finais: as provas teórica e prática continuam sendo obrigatórias e realizadas pelo Detran para garantir que o candidato está apto a dirigir.
-
Emissão da CNH: por fim, após a aprovação em todas as etapas, o candidato recebe a Permissão Para Dirigir (PPD) e, após um ano sem infrações graves, a CNH definitiva.
E você, o que achou dessa mudança para tirar a CNH? Acredita que será benéfica para o país? Comente aqui!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.