Passar no sinal amarelo dá multa? Poucos realmente sabem a resposta

Passar no sinal amarelo dá multa? Veja o que diz a legislação e as recomendações para o sinal amarelo no post e nunca mais erre.

Passar no sinal amarelo dá multa? Essa é uma dúvida que acomete muita gente, principalmente quem não está muito familiarizado com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Passar o sinal amarelo da multa? Não – Foto: Pixabay

 

Passar o sinal amarelo dá multa?

Não, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê multa para o motorista que avançar o sinal amarelo. Apenas se furar o sinal vermelho, o condutor é multado em R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira. 

A luz amarela do semáforo é um sinal de alerta para os motoristas, indicando que o sinal vermelho está prestes a acender.

De acordo com o Manual Semafórico de 2022, aprovado pela Resolução nº 973/22 do CONTRAN, o tempo em que o sinal amarelo fica aceso é de no mínimo 3 segundo e no máximo, 5 segundos, a depender da velocidade da via. 

Durante este tempo o motorista deve reduzir a velocidade e se preparar para frear o veículo. 

No entanto, se estiver muito próximo no momento em que a luz amarela acender, pode não ser possível parar com segurança, de modo a causar uma colisão com o veículo de trás. Nesse caso, o motorista pode avançar o sinal amarelo. 

Vale ressaltar que dependendo da velocidade, furar o sinal amarelo pode ser perigoso, pois aumenta o risco de acidentes, sobretudo quando há pedestres esperando para atravessar a via. 

Além disso, se o veículo ao lado já parou, você também deve parar mesmo com o sinal amarelo. 

O que diz a Lei

Além da Resolução nº 973/22 do CONTRAN que prevê o tempo médio da luz amarelo do semáforo, há o artigo 44 do CTB, que diz:

Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

Além dele, o artigo 208 do CTB prevê multa para o motorista que ultrapassar o sinal vermelho, com perda de sete pontos na carteira de habilitação.

Recomendações

Mesmo que não seja passível de multa, é sempre recomendável não furar o sinal amarelo.

A recomendação é parar, principalmente se tiver pedestres próximos – Foto: Freepik

 

Quando você vê o sinal amarelo e estiver a uma certa distância, reduza a velocidade e pare. Isso porque o risco de acidentes é maior, pois o motorista que está no sentido oposto pode não estar esperando que o veículo avance o sinal.

 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile