Passageiros e motoristas da Uber terão botão para acionar a policia no RJ

A Uber anunciou que irá adicionar um botão onde será possível entrar em contato diretamente com a polícia. Veja mais detalhes aqui!

A segurança de seus passageiros e motoristas sempre foram uma das preocupações das empresas que oferecem serviços de transporte por aplicativo. E a Uber irá anunciar mais uma novidade nesta área. A companhia irá adicionar um botão onde será possível entrar em contato diretamente com a polícia. Ele funcionará no Rio de Janeiro.

A Uber anunciou que irá lançar um botão para acionar a policia no estado do Rio de Janeiro (Foto: Pixabay.com)

Saiba tudo sobre o botão para acionar a policia no RJ que a Uber irá lançar

Esta companhia possui um dos principais serviços do segmento e ganhou diversas funcionalidades recentemente. Este novo botão, que é fruto de uma parceria dela com a Secretária de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM-RJ), foi anunciado na última sexta-feira.

Foto: Pixabay.com

O acordo ficou acertado por meio de um termo de cooperação entre as partes.  Neste primeiro momento, ele deve funcionar na Baixada Fluminense (projeto-piloto). A Uber diz que as pessoas responsáveis pelas operações do Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom) passarão por um treinamento.

Ou seja, o sistema deve começar a funciona quando esta fase terminar. Eles também irão passar por um processo de integração tecnológica. Tal integração com a polícia já está presente em cidades dos Estados Unidos e do México onde a Uber está presente.

O novo botão possui um funcionamento bastante simples. Quando o motorista parceiro ou o passageiro o aciona, os responsáveis pela operação irão receber vários dados da viagem no mesmo momento (tempo real). No caso, serão usados GPS ou pontos de rede sem fio (Wi-Fi), que os sinais de localização dos smartphones.

Foto: Why Kei/Unsplash.com

Eles ajudarão a polícia a encontrar a posição exata do veículo. Lembrando que ela também terá acesso a alguns dados do veículo e detalhes da viagem. Ou seja, a pessoa que fazer uma solicitação não precisará falar com a voz alta ou usar outro aplicativo. Lembrando que o Uber está presente em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro.

“Se isso puder resultar no envio de ajuda mais rápida em situações críticas, será um recurso a mais para trazer mais segurança a todos que circulam nas cidades”, afirmou Silvia Penna, diretora-geral de Operações da Uber.

Segurança no aplicativo

Foto: Logan Simpson/Unspash.com

Quando for lançada oficialmente, esta nova funcionalidade, que integra o aplicativo ao 190 no Rio de Janeiro, chegará para completar o rol de medidas de segurança da Uber. A empresa possui medidas que ajudam tanto os motoristas quanto os passageiros. Um bom exemplo é a verificação de usuários escolherem pagar usando dinheiro (U-Check).

Segundo a empresa, a pessoa terá que inserir algumas informações pessoais, como CPF data de nascimento. O aplicativo também traz uma função voltadas a motoristas mulheres. No caso, elas podem escolher passageiras mulheres (U-Elas).

Agora, pensando na segurança dos usuários do serviço, ela diz que faz uma verificação com o Denatram (U-check), Ela também pode pedir para o motorista tirar uma selfie para confirmar sua identidade. Alguns itens valem tanto para motoristas quanto para passageiros.

Foto: Jackson David/Unsplash.com

Um bom exemplo disso é que os números (do condutor e do passageiro) ficam em sigilo (U-Sigilo). A Uber também tem uma tecnologia que pode fazer a identificação de riscos (U-Análise). Também podemos citar o fato das viagens possuírem registro de GPS (Registro GPS).

Podemos ainda destacar o U-Ajuda. Este identifica paradas longas ou paradas não programadas. Sem falar a empresa oferece um sistema de avaliações (U-Avalia), permite gravações de áudio em viagens (U-Áudio) e entre outras medidas de segurança.

Com informações de Uber e UOL

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile