Pare de JOGAR DINHEIRO FORA! Veja como pagar multas com ENORME DESCONTO
Multas de trânsito geralmente inesperadas. Desta maneira, confira como arcar com essas punições usufruindo de descontos.
Multas de trânsito geralmente são gastos inesperados, já que muitas vezes não sabemos com precisão quando as tomamos. Desta maneira, confira como arcar com essas punições usufruindo de descontos.
Multas com desconto
Recebeu uma multa de trânsito e gostaria de pagar através de meios digitais, sem pegar fila ou enfrentar estresse, além de garantir descontos, a população do Tocantins é mais uma a poder fazer isso.
Tudo por conta do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que agora também contempla o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Tocantins.
Através do sistema eletrônico, disponível desde terça-feira (23), o(a) motorista pode receber multas de trânsito pelo celular, assim como realizar o pagamento das infrações com desconto de até 40%.
A grande vantagem para os motoristas é a redução no preço das infrações, além da praticidade para pagamento e acompanhamento das notificações.
Como obter o desconto
Para ter direito a desconto de 40% o proprietário ou condutor do veículo notificado precisa ter cadastro na plataforma através do site do governo.
Após isso, será preciso aderir ao SNE pelo aplicativo Carteira de Trânsito (CDT), disponível na AppStore, Google Play ou no Portal de Serviços Senatran.
Uma vez habilitado no sistema, o usuário passará a receber notificações de infrações dos órgãos autuadores que já realizaram a adesão ao SNE.
Então, será possível identificar e conhecer detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e, ainda, realizar a indicação do condutor responsável pela infração.
SNE
O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é uma tecnologia desenvolvida pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para facilitar o pagamento de infrações de modo digital e com descontos.
Desde que foi lançado, em novembro de 2016, o SNE registra economia de R$ 480 milhões no pagamento de infrações de trânsito dos motoristas brasileiros, através de redução nos custos de operação gerados anteriormente em negociações tradicionais e presenciais, em locais físicos, além da maior celeridade e dinâmica dos processos.
A adesão ao sistema é realizada de modo independente por órgão atuador e cada um deles possui sob sua jurisdição as áreas que devem fiscalizar, podendo ser: estradas, rodovias, perímetros urbanos, entre outros.
Atualmente, cerca de 900 órgãos aderiram ao SNE, com destaque principalmente para o Detran (órgão autuador estadual) de quase todos os estados do país, assim como prefeituras (municipais) e, Polícia Rodoviária Federal (PRF) DNIT e ANTT, órgãos federais.
Apenas os Detrans do Piauí e do Amapá ainda não adotaram o sistema.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.