Paraná tem nova empresa credenciada para parcelar o IPVA 2023 no cartão

A Pronto Paguei é a terceira empresa credenciada pela Sefa-PR para parcelar o IPVA 2023 no cartão de crédito; saiba como funciona

No Paraná, a Secretaria da Fazenda (Sefa-PR) e a Receita Estadual firmaram um novo credenciamento com a empresa Pronto Paguei para operacionalizar o processo de pagamento das parcelas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores em 2023. A Pronto Paguei é a terceira empresa habilitada a parcelar o IPVA 2023 no cartão de crédito.

Saiba como parcelar o IPVA 2023 no cartão de crédito no Paraná

IPVA 2023 pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão (Foto: Adobe Stock)

O calendário do IPVA 2023 teve início em janeiro e o contribuinte pode escolher a melhor opção de parcelamento ofertado pelas empresas credenciadas – além da Pronto Paguei, a PagPlan Pagamentos e a Asteroide Tecnologia e Pagamentos.

Para realizar o parcelamento o proprietário de veículo deve escolher uma das opções disponíveis nesta página do site da Sefa-PR. É importante ressaltar que, no caso do parcelamento no cartão de crédito, o valor do tributo é acrescido de juros a partir de 5,29%, de acordo com a empresa escolhida e o número de parcelas desejado. Todas as credenciadas permitem o parcelamento em até 12 vezes.

A Sefa-PR ressalta que as empresas têm autonomia para definir as condições comerciais das transações, o que inclui: as bandeiras dos cartões utilizados; número possível de parcelas; juros aplicáveis; e outras taxas a serem cobradas, de acordo com o parcelamento.

“Ao contribuinte cabe avaliar as condições mais favoráveis para o pagamento do imposto e, caso opte por realizar o pagamento no cartão de crédito, deve exigir o comprovante de pagamento dos débitos fiscais recolhidos”, destaca a Secretaria.

É preciso ter atenção às taxas de juros cobradas pela operado de cartão (Foto: Adobe Stock)

A segunda parcela do imposto vence a partir do dia 16 de fevereiro (confira o calendário completo abaixo). O pagamento é requisito obrigatório para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e), documento que comprova que o veículo está em situação regular perante o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR). 

O não pagamento do IPVA impossibilita a transferência de propriedade do veículo, além de restringir a obtenção de Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual.

Sefa-PR está aberta a novos credenciamentos

A Secretaria da Fazenda pretende ampliar o credenciamento de empresas interessadas interessadas em prestar o serviço de parcelamento do IPVA pelo cartão de crédito.  O credenciamento pode ser feito via site da Secretaria da Fazenda, onde está disponibilizado o Edital de Credenciamento n° 002/2021-SEFA para conhecimento das instituições financeiras que oferecem serviços online para recebimento de pagamentos eletrônicos.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile