Fábricas da Ford paralisam produção; entenda motivos

A montadora Ford paralisou teve que modificar oito linhas de produção por conta da falta de abastecimento de semicondutores.

Mesmo com a virada do ano, o problema da falta de semicondutores ainda afeta as montadoras ao redor do mundo. No caso da Ford, a marca decidiu realizar alguns cortes na linha de produção de seus veículos em um total de 8 fábricas espalhadas no México, Estados Unidos e Canadá. Entre os modelos afetados está o Ford Mustang. Saiba mais sobre a paralisação na fábrica da Ford.

Produção do Ford Mustang Mach-E é interrompida por conta de semicondutores (Foto: Divulgação) – paralisação na fábrica da Ford

Paralisação na fábrica da Ford: Mustang e outros modelos da marca tem produção prejudicada por falta de semicondutores

A montadora Ford, teve que interromper a linha de produção das oito fábricas espalhadas nos Estados Unidos, México e Canadá. A ação se deu por conta da falta de semicondutores necessários para a fabricação dos veículos.

A situação não está limitada à Ford, já que trata-se de um problema de nível global e que prejudicou a produção de modelos de várias marcas, desde o início da pandemia, ainda em 2020, incluindo a produção nacional brasileira.

A marca se pronunciou e afirmou que a situação influenciou a produção dos veículos das fábricas de Cuatitlan no México, Oakville no Canada, e Michigan, Illinois, Kansas City, Dearborn, Kentucky e Luisville, nos Estados Unidos.

“A escassez global de semicondutores continua afetando as fábricas norte-americanas da Ford – junto com as montadoras e outras indústrias ao redor do mundo. Nos bastidores, temos equipes trabalhando em como maximizar a produção, com um compromisso contínuo de construir todos os veículos de alta demanda para nossos clientes com a qualidade que eles esperam”, Revelou a Ford em comunicado.

Interior do Ford Mustang (Foto: Divulgação)

Os veículos prejudicados pela nova paralisação

Dessa forma, modelos como a F-150, a Transit e o Ford Mustang Mach-E foram afetados. Sobre esse último modelo, a marca estava com planos de triplicar a produção do carro, antes da nova crise.

O SUV Mustang Mach-E tem preço inicial de US$ 43.895, nos Estados Unidos. O veículo em questão está disponível com baterias de 68 kWh e 88,8 kWh, o que geram uma autonomia respectiva de 440 km e 610 km.  Além disso, o modelo também conta com potência de 269 cv e 294 cv.

Outro modelo que foi prejudicado pela crise é a picape F-150, picape da montada que conta com versões híbridas e totalmente elétrica. No caso da versão elétrica, ela conta com um motor 3.5 litros V6 que gera potência de 430 cv, que trabalha em conjunto com um motor elétrico de 35 quilowatts, que gera cerca de 47 cv de potência.

De acordo com os dados da marca, a picape é capaz de rodar até 700 milhas com um tanque, o que em conversão representa uma autonomia de 1.126 km, aproximadamente.

O motor trabalha em conjunto com a transmissão automática SelectShift de 10 velocidades. Além disso, a picape conta com modos de condução específicos para auxiliar os trabalhos pesados, como o modo reboque.

Ford F-150 também foi afetada (Foto: Divulgação)

A crise de semicondutores no mercado brasileiro

Por aqui, a crise de semicondutores também foi a responsável por paralisar a linha de produção de diversos modelos, o que prejudicou os resultados finais de produção e vendas em 2021.

De acordo com o José Maurício Andreta Júnior, Presidente da FENABRAVE, os resultados dos emplacamentos de veículos e comerciais leves poderia ter sido 20% melhor se não fosse a crise.

“Nosso mercado tinha potencial para absorver 20% mais veículos do que os comercializados no ano passado”.

Para método de comparação, 2021 fechou o ano com melhora de apenas 1,21% em relação a 2020.

Com informações: Reuters, CanalTech e Fenabrave

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile