Para sair de crise, Tesla precisa de um carro barato, mas atraso deixa Musk de cabelo em pé
Tesla enfrenta atrasos no lançamento do modelo E41, que promete ser mais acessível, mas com menos recursos que os modelos tradicionais.
Sejamos francos, talvez a Tesla nunca tenha passado por uma crise como a de agora, e é exatamente isso o que preocupa tanto o dono da empresa, Elon Musk.
Essa preocupação é ainda maior ao considerar o atraso de um projeto desenvolvido em segredo pela norte-americana, que, teoricamente, pode ser a saída para essa situação.
Projeto de ‘carro baratinho’ da Tesla atrasa e gera grande preocupação
Recentemente, as informações de que a Tesla estaria trabalhando em um projeto secreto para desenvolver um carro barato vieram à tona, mas a situação é ainda mais complexa do que o que se pode imaginar.
Isto é, a Tesla, conhecida pelos carros inovadores e de alto desempenho, se viu em um impasse quando anunciou o desenvolvimento de um modelo mais acessível, com preço estimado de até US$ 25 mil.
O novo modelo, código E41, foi projetado para competir diretamente com veículos de marcas tradicionais, como as da General Motors e Ford, mas o atraso em seu lançamento deixou muitos questionamentos sobre o futuro da empresa.
De forma mais clara, o objetivo da Tesla sempre foi revolucionar o mercado de carros elétricos, mas o foco em modelos mais caros, como o Model S e o Model 3, fez com que a marca perdesse terreno no setor de veículos de entrada.
Para piorar, a crescente concorrência de marcas chinesas, como a BYD, que oferecem carros elétricos com preços muito mais acessíveis, ameaça comprometer a posição dominante da Tesla no mercado global.
Ou seja, o atraso no lançamento do E41, que deveria ter ocorrido no final de 2024, representa um risco para a estratégia de longo prazo da empresa.
Fique por dentro: Elon Musk demite especialistas em segurança da Tesla; e agora, quem vai cuidar dos carros autônomos?
O que esperar do modelo?
Bem, a expectativa é que o E41 seja 20% mais barato que o Model 3, sem comprometer o que há de mais importante para a marca: a tecnologia elétrica.
Porém, a Tesla precisará fazer concessões em certos aspectos para que o preço seja viável, como a redução de funcionalidades, o que inclui uma motorização mais modesta, uma autonomia reduzida e um acabamento mais simples.
Mesmo com essas limitações, a Tesla tenta manter seu apelo ao público, oferecendo um carro que, ao mesmo tempo, seja barato e de qualidade, capaz de atrair um novo público para os carros elétricos.
Por fim, a produção do E41 começará ainda este ano nos Estados Unidos, com a meta de produzir 250.000 unidades anuais. No entanto, a fabricação na China só começará em 2026, o que pode afetar as vendas no mercado asiático, onde a concorrência é extremamente elevada.
Aproveite e veja: Novo Volvo S90 2026 é reestilizado e tem traços de XC90, mas será que vem para o Brasil?
E aí, o que você acha da proposta de Musk? Comente abaixo e conte-nos a sua opinião!