Para mudar de opinião: novos carros chineses podem ser boa opção de compra

Vale investir em carros chineses? Sim! Os modelos conseguem entregar pacotes completos, motorização eficiente e preços acessíveis.

Ainda está enraizada na mente de muito brasileiro a ideia de que carros chineses não são bons. No entanto, os novos lançamentos das montadoras chinesas no mercado brasileiro mostram que é possível comprar modelos “Made in China” com boa motorização, design moderno e alto nível de tecnologia embarcada.

Carros novos chineses devem ser considerados no momento de trocar de carro

Ainda em 2022 é fácil encontrar quem defenda a ideia de que carro chinês é sinônimo de compra ruim.  Se a afirmação era um fato antigamente, hoje ela deve ser considerada coisa do passado.

Diversas marcas de origem chinesa atuam no mercado nacional, como a JAC Motors, a Caoa Chery, e as novatas como a Great Wall Motors que inclusive terá produção nacional, e a BYD, que aposta no segmento premium e elétrico. Elas são a prova que de carro chinês pode significar boa compra e, além disso, contar com alguns diferenciais.

Preço mais acessível é uma das vantagens

No comparativo com as marcas mais tradicionais, como a alemã Volkswagen, a italiana Fiat e a norte-americana Chevrolet, os carros de marca chinesa podem apresentar o mesmo pacote de itens embarcados por preços mais acessíveis no comparativo com os seus concorrentes diretos.

Um JAC T60 Plus, por exemplo, pode ser comprado com preço inicial de R$ 148.990. Por esse valor o carro entrega motor 1.5 turbo que atua em conjunto com o câmbio CVT de 6 marchas criadas eletronicamente. O carro atinge 195 km/h de velocidade máxima e requer 9,6 segundos para sair da imobilidade e alcançar 100 km/h.

O T60 Plus conta com conectividade Android Auto e Apple Carplay, além de novo painel com central multimídia de 10,25’’, ar condicionado automático e painel touch screen.

Já o Jeep Compass, um dos modelos rivais do carro chinês tem preço inicial de R$ 171.990 e conta com motor 1.3 flex, com transmissão automática de seis marchas.

A BYD também pode ser usada como exemplo. A marca que atua no mercado de carros de luxo e motorização elétrica apresenta um portfólio (composto pelo SUV Tan e o sedã Han), completo, eficiente, com alto nível de tecnologia e preços mais acessíveis no comparativo com veículos da Audi e Mercedes-Benz, por exemplo.

JAC T60 Plus é um SUV mais acessível que o Jeep Compass (Foto: Divulgação)

Manutenção barata e maior tempo de garantia prolongada

Outro fator que deve ser considerado é que a manutenção de carros chineses é boa e eficiente. Elas seguem a mesma premissa de carros japoneses, representados por Toyota e Honda, por exemplo. Caso o dono seja cuidadoso, as chances de quebrar são poucas.

Além disso, as marcas chinesas também têm o costume de oferecer garantia com tempo prolongado no comparativo com as demais montadoras. A JAC, por exemplo, tem um plano de seis anos de garantia do carro, sem limites de quilometragem.

Marcas também entregam plano de garantia prolongada (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile