Para ficar em alerta: o que não te falaram sobre a revisão do sistema de freio

Para ficar em alerta: o que não te falaram sobre a revisão do sistema de freio. Veja quais componentes precisam de atenção na revisão.

Os freios estão entre os componentes mais importantes do seu veículo, garantindo a segurança dos condutores, passageiros e demais usuários da via. Por isso, a revisão do sistema de freio periódica é indispensável para manter o bom funcionamento e evitar problemas inesperados.

Mas você tem feito a revisão de forma correta? Uma revisão completa envolve a avaliação de diversos componentes, desde as pastilhas e discos de freio até o fluido e as mangueiras. 

O que não te falaram sobre a revisão do sistema de freio – Foto: Freepik

 

Como fazer uma revisão do sistema de freio completa?

Segundo Luciano Costa, gerente da Jurid fabricante de componentes de freio, ainda existem partes móveis que compõem o sistema hidráulico, como as pinças de freio. Quando é feita a revisão, além de verificar as condições de desgaste das pastilhas, discos, sapatas e tambor, checar também como estão as pinças e os pinos deslizantes. 

Todos os itens do freio estão interligados e sofrem desgaste de maneira parecida, daí a necessidade de uma checagem completa. 

“O mais comum são as pastilhas de freio acabarem sofrendo desgaste de forma mais acentuada em menos tempo que os outros itens por serem compostas por material abrasivo para promover atrito com o disco”,  ressalta Luciano.

Costa explica que é necessário trocar as pastilhas na hora certa. Isso aumenta a segurança e evita também danos a outros itens do sistema, como o disco. 

O desgaste das pastilhas, por exemplo, são mais fáceis de identificar. Geralmente quando não estão adequadas apresentam desgaste, trincas e rachaduras. Nesses casos, o recomendado é a troca. 

O mecânico também verifica sua espessura e se o desgaste está sendo feito de forma uniforme. 

“Quando o desgaste natural da pastilha ocorre, pode ser identificado com mais facilidade se a mesma for equipada com sensor eletrônico ou mecânico. Além da substituição das pastilhas, sempre aos pares, é importante que os outros itens sejam limpos como as pinças, pinos deslizantes e componentes de borrachas como sanfonas e guarda-pós”, complementa.

Pastilhas de freio – Foto: Divulgação

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Lubrificação contribui para preservação de pastilhas

O processo de lubrificação dos pinos deslizantes evita o travamento da pinça de freio e aumenta a vida útil de todo o sistema. 

“Para realizar esse processo de lubrificação, o ideal é utilizar produto adequado que não agrida as borrachas e que suporte no mínimo 600°C para não derreter e assim garantir o bom funcionamento da pinça”, explica.

Quando levar o veículo para revisar os freios?

É recomendado levar o carro para revisão do sistema de freios a cada 10 mil km ou uma vez por ano, mesmo que não perceba nenhum problema. 

No entanto, existem sinais que indicam a necessidade de uma revisão antecipada, como:

  • Ruídos estranhos ao frear (chiado, rangido ou rapar durante a frenagem).
  • Vibração no pedal do freio.
  • Frenagem fraca ou ineficiente.
  • Falha ao frear;
  • Folga no pedal;
  • Luz de aviso do freio acesa.

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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