Para a Nissan, posto de combustível do futuro será o próprio carro
Montadora apresenta, no Salão de Genebra, proposta relacionada ao conceito de emissão zero
A Nissan mostra no Salão de Genebra, na Suíça – o evento vai até o dia 13 de março -, um conceito interessante para o futuro totalmente conectado da mobilidade. Desenvolvido em parceria com o estúdio de arquitetura, engenharia e design Foster+Partners, o estudo indica que o posto de combustível do futuro poderá ser o próprio carro.
Para as empresas, o modo de vida pode mudar à medida que as tecnologias se desenvolvem. Por exemplo, na visão da montadora para a mobilidade inteligente, em breve os carros irão interagir com seu ambiente ao mesmo tempo em que as pessoas passarão a adotar as tecnologias da emissão zero e da direção autônoma.
Além disso, a Nissan sugere como uma rede de veículos, o armazenamento de energia das baterias, o recarregamento sem fio destas baterias, a tecnologia do carro autônomo e a conectividade “over-the-air” (distribuição de softwares sem fios) poderiam se combinar para revolucionar a forma como a energia elétrica é utilizada e distribuída nas principais cidades da Europa.
Por falar no continente europeu, a marca já está testando por lá um sistema que permite aos automóveis operar como um “centro de energia”. Eles são capazes de armazenar, usar e devolver energia limpa para a rede. A previsão é de que as necessidades globais consigam ser atendidas por fontes de energia renovável até 2050.