Pane mecânica e elétrica são as principais causas de assistência 24h dos motoristas

Pane mecânica e elétrica são principais motivos para solicitação de assistência 24h. Veja como é possível prevenir.

Falha humana e más condições das vias são situações sempre lembradas quando falamos em causas de acidentes. Mas outro fator importante que precisa estar no radar dos motoristas é a falta de revisão veicular, que pode levar a pane mecânica e elétrica.

Assistência 24h pode ajudar em caso de pane mecânica e elétrica, mas é melhor evitar. Foto: Shutterstock

Pane mecânica e elétrica geram maior busca por assistência 24h

Segundo dados da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa), 47% dos automóveis que se envolvem em sinistros já apresentavam algum tipo de problema prévio. 

Para fazer o alerta, a Allianz Partners, líder global em assistência 24 horas, levantou dados que reforçam o impacto da falta de revisão na segurança viária em todo o Brasil.

“Em nossa pesquisa vemos que metade de todos os nossos atendimentos para automóveis foram por problemas de pane mecânica ou elétrica que podem ser provenientes da falta de manutenção preventiva nos veículos.”, avalia Leonardo Gava, Diretor de Operações da Allianz Partners. 

No total, a empresa registrou 1,3 milhão de atendimentos a carros ao longo do ano passado. Deste número, 51% estavam relacionados a panes, gerando problemas mecânicos ou elétricos.

Além disso, 7,5% foram chamados diretamente relacionados a acidentes com o veículo. 

“É fundamental termos momentos de reflexão sobre o tema, como é o caso da Semana Nacional do Trânsito, para chamar a atenção dos motoristas para a importância da revisão veicular periódica, com o objetivo de evitar acidentes”, explica.

Ainda de acordo com os dados da companhia, disfunções na bateria, panes elétricas e superaquecimento do motor também estão entre os principais motivos das chamadas da Allianz Partners para o atendimento auto.

Falhas que comprometem o veículo 

Confira abaixo os principais sinais de falhas em importantes componentes do veículo, segundo os prestadores da Allianz Partners:

Bateria – A parte superior possui um indicador de carga. A cor verde indica que a bateria está boa para uso, enquanto a preta pode sinalizar que está descarregada ou prestes a acabar. 

Além disso, é possível fazer testes periódicos a cada revisão ou manutenção realizada no veículo obtendo assim um diagnóstico ainda mais preciso.

Vale ressaltar que a vida útil de uma bateria varia entre 18 e 36 meses.

Fusível – Muitas panes ocorrem por causa de fusíveis queimados. É possível identificar possíveis problemas observando o quadro de fusíveis do carro e tentar encontrar qual tenha a lanterna interna rompida ou início de derretimento. 

É bom sempre ter alguns fusíveis reservas para qualquer emergência. 

Ao observar um dos sintomas acima direcione o veículo a um eletricista de confiança para verificação da parte elétrica, bem como a identificação do problema que está causando a sobrecarga do fusível.

Superaquecimento – O uso do aditivo correto no líquido de arrefecimento, a verificação da válvula termostática, das mangueiras, da tampa do reservatório e do funcionamento do eletroventilador são cuidados importantes para evitar superaquecimento do motor.

Pratique a direção defensiva

Além do cuidado com a manutenção preventiva, a preocupação com a segurança no trânsito passa obrigatoriamente pela adoção e incentivo da direção defensiva.

A princípio, o intuito é promover uma cultura de responsabilidade de quem está ao volante, não só pela própria vida, mas pela de outras pessoas. 

Existem algumas dicas de segurança no trânsito que são básicas. São as seguintes:

  • Se beber, não dirija
  • Use o cinto de segurança
  • Fique atento à sinalização e respeite os limites de velocidade
  • Não utilize o celular enquanto estiver dirigindo.
  • Atenção aos pedestres, ciclistas e motociclistas
  • Cuidado nos cruzamentos
  • Sinalize antes de realizar uma ação
  • Mantenha distância do veículo da frente
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile