Pandemia, escassez de chips e carros elétricos: entenda a relação!

O ano de 2021 encerrou de forma positiva para o segmento de carros elétricos, seja a nível global, ou nacional. A ação pode ser consequência da escassez de chips que atingiu a produção dos veículos a combustão no mercado como um todo. Entenda os detalhes dessa equação: pandemia, escassez de chips e carros elétricos

Entenda como a crise na produção de veículos impactou a venda de carros elétricos
Entenda como a crise na produção de veículos impactou a venda de carros elétricos (Foto: Pixabay)

Venda de carros elétricos dobra em 2021

Segundo os dados da consultoria LMC Automotive, em 2021, a venda de carros elétricos aumentou para 4,5 milhões no mercado global, o que representa um percentual de 6,5% no total de vendas globais de carros e o triplo de participação no comparativo com 2019, ano anterior a pandemia.

Para método de comparação, em 2020, as vendas de veículos elétricos alcançaram 2,1 milhões de unidades, no mundo.

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Por outro lado, as vendas gerais de carros de passageiros registraram cerca de 72 milhões de lotes de revendedores, enquanto em 2019, o valor superava os 80 milhões de veículos de passageiros.

Cresce o número de vendas de veículos elétricos no Brasil
Imagem Ilustrativa

Crise de chips impulsionou a venda de carros elétricos no mundo

O mercado automotivo presenciou durante o período de pandemia um cenário nada vantajoso: a escassez de semicondutores utilizados na produção dos veículos.

Inúmeras fábricas ao redor do mundo tiveram que paralisar a produção por falta de componentes automotivos. Por aqui, carros que antes eram entregues em até 15 dias após a compra, estavam com um tempo de espera de mais de três meses para que o comprador recebesse o veículo, no caso da Nova Fiat Strada, por exemplo.

Dessa forma, quem estava com a intenção de comprar um veículo em 2021, viu no segmento de carros elétricos uma oportunidade.

Segundo o relato do diretor de powertrain global LMC Automotive, Al Bedwell, à CNN, a falta dos componentes automotivos “ajudou perversamente” a aumentar as vendas de carros elétricos no mundo.

Sobre a falta dos semicondutores automotivos, ela está ligada à paralisação das fábricas responsáveis pela produção dos mesmos, devido às medidas de restrição instauradas durante os principais meses de pandemia. Dessa forma, as montadoras em toda a rede global se viram com a falta do material em estoque para continuar a linha de produção dos veículos.

Entenda como a crise na produção de veículos impactou a venda de carros elétricos
Falta de chips impactou a produção de carros ao redor do mundo (Foto: Volkswagen)

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O desenvolvimento dos veículos elétricos no Brasil

No Brasil, o cenário foi semelhante no comparativo com o restante do mundo. A crise dos componentes automotivos retraíram a produção dos veículos, o que impulsionou a venda tanto dos carros elétricos, quanto dos seminovos e usados.

Segundo os dados da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) o mercado automotivo brasileiro encerrou o ano com ligeira melhora na comparação com o crítico ano de 2020, mas ainda aquém do potencial de demanda interna e externa por autoveículos.

“A crise global de semicondutores provocou diversas paralisações de fábricas ao longo do ano por falta de componentes eletrônicos, levando a uma perda estimada em 300 mil veículos. Para este ano, a previsão ainda é de restrições na oferta por falta de componentes, mas num grau inferior ao de 2021, o que projeta mais um degrau de recuperação”, afirmou o Presidente Luiz Carlos Moraes.

Com isso, o ano fechou com 2.248,3 mil unidades, alta de 11,6% sobre 2020. No ranking global de produtores, o Brasil retomou a oitava colocação perdida no ano anterior para a Espanha.

Em contrapartida, segundo o levantamento da ABVE, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o mercado de automóveis e comerciais leves eletrificados no Brasil apresentou em 2021 o melhor resultado da série histórica da Associação, com o recorde absoluto de 34.990 unidades vendidas.

Os números superaram todas as previsões da ABVE e representam um aumento de 77% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020 e de 195% sobre os 11.858 de 2019.

Entenda como a crise na produção de veículos impactou a venda de carros elétricos
Venda de carros elétricos aumentou 77% no último ano no Brasil (Foto: Pixabay)

Com informações: ABVE, Renavam, Anfavea e CNN

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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