Paixão pelo Chevrolet Opala reúne entusiastas no ABC paulista

Apresentado em 1968, o Chevrolet Opala é um clássico da indústria nacional. Primeiro veículo de passeio da General Motors no Brasil, ele ficou em produção por 24 anos, tendo os últimos exemplares fabricados em 1992. Com tanto tempo de estrada, milhares de fãs foram conquistados pelo modelo ao longo dos anos. O Opala Clube do ABC, que existe desde 2011, é um exemplo deste legado.

Weligton Fecchio é o presidente e fundador. Apaixonado pelo automóvel desde criança, ele, que tem na garagem três modelos da linha (dois Diplomatas, um 1986 e outro 1990 automático, além de uma Caravan Diplomata 1991 automática), conta que a ideia de montar o clube surgiu em um fórum na internet, o Opaleiros do Paraná. “Eu, o Evandro de Angelis, atual vice-presidente, e o Ricardo Nunes, parte da diretoria, trocávamos mensagens nesta plataforma, e por sermos os três do ABC paulista, marcamos um encontro em um evento automotivo. Lá fundamos oficialmente o clube.”

Atualmente, segundo Fecchio, mais conhecido como Presida, são cerca de 350 membros cadastrados. “Somos bastante democráticos. Para entrar, basta gostar de Opala. Não precisa nem ter o veículo, mas se interessar pelo assunto e estar disposto a ajudar e a frequentar os encontros. E não existe nenhum custo”, explica.

Encontros mensais

No começo, as reuniões mensais dessa turma aconteciam no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo – nas primeiras, apareceram apenas quatro veículos -, e, desde 2014 passaram a ser realizadas no Bosque do Povo, em São Caetano do Sul (SP). Hoje em dia, em média 60 veículos participam.

Além de reunir os amantes do Opala, os encontros realizados pelo clube promovem ações sociais como arrecadação de alimentos. “Não é só para fazermos amizade, ver os veículos. Existe esse lado social também. Sempre pedimos a colaboração com um quilo de alimento não perecível, mas no mês de outubro, por exemplo, procuramos também arrecadar brinquedos para as crianças”, declara Fecchio.

O crescimento do Opala Clube do ABC foi comprovado em novembro de 2015, quando a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) aceitou a sua filiação. Com isso, ele passou a ser habilitado para a emissão do laudo que permite que os automóveis com mais de 30 anos adquiriram a placa preta.

Datas e local

O encontro mensal do Opala Clube acontece sempre no quarto domingo de cada mês, no Bosque do Povo em São Caetano do Sul, das 9h30 às 12h30. A entrada é livre e gratuita. Os organizadores só pedem a colaboração na arrecadação dos alimentos. Confira abaixo algumas imagens do evento realizado no mês passado:

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile