Painéis solares aliados aos carros elétricos são a saída para uma condução de custo reduzido
Veja como é possível aliar o sistema de captação de energia solar com o uso de carros elétricos, o especialista explica.
É possível instalar painéis solares em casa para realizar o carregamento dos carros elétricos com um custo reduzido e 100% ecológico. Até 06 de janeiro, é possível adquirir o equipamento com isenções tributárias; confira os detalhes.
Veja como é possível realizar o carregamento de carros elétricos através de energia proveniente de painel solar
De acordo com os dados recentes da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, os carros elétricos estão em crescimento no Brasil. No primeiro quadrimestre do ano, as vendas dos veículos eletrificados aumentaram 78% no comparativo com o mesmo período do ano passado. A expectativa é que a categoria atinja uma frota de 100 mil veículos até o fim de julho.
O veículo elétrico além de ser ecologicamente correto, tendo em vista a neutralidade de emissão de poluentes, também pode gerar economia financeira, uma vez que o alto valor de investimento pode ser compensado por não haver necessidade de abastecimento com combustíveis tradicionais, como a gasolina, por exemplo.
No entanto, há outras formas de reduzir ainda mais o custo de carregamento do veículo, bem como tornar o uso 100% sustentável. A energia solar é uma delas.
O Garagem360 conversou com o porta-voz da Elev, Ricardo David, que também é engenheiro eletricista, para compreender como é possível aliar as duas tecnologias.
“Um proprietário de um VE pode ter o carregamento do seu automóvel completamente realizado por meio da energia solar, assegurando custos bem mais reduzidos que os atuais e futuros praticados nos combustíveis fósseis”, comenta o especialista.
Ele explica que o veículo elétrico poderá ser carregado em casa, desde que esse consumo tenha sido levado em consideração no momento da instalação do sistema de captação de energia solar.
“Caso não tenha sido previsto, o proprietário deverá consultar a empresa que instalou o sistema e solicitar uma ampliação para contemplar essa nova carga,” informa o especialista.
Questionado se é necessária alguma autorização prévia para o uso do equipamento para o carregamento dos carros elétricos, Ricardo afirma que caso o sistema solar não tenha sido dimensionado para esse fim, o mesmo precisará ser ampliado e isso requer uma autorização da concessionária de energia elétrica local.
Capacidade de armazenamento das baterias do carro elétrico influenciará no tamanho do sistema utilizado
Também é importante ressaltar, que há diferenças entre os veículos elétricos, e esse fato vai influenciar no tamanho do sistema solar que deverá ser utilizado.
Além disso, a região de residência também deve ser levada em consideração, devido aos diferentes níveis de radiação em cada região do país.
Outra variável é o custo de instalação. O porta-voz da Elev informa que os custos de instalação de um sistema solar variam de acordo com a localização geográfica da usina.
“Em regiões em que a incidência solar é alta, esses sistemas tendem a ser mais econômicos pois geram mais energia. Em média os custos atuais oscilam entre R$ 4,00 a R$ 5,00 por Watt pico”, explica David.
Lei altera os subsídios de energia solar: interessados devem instalar o sistema até 6 de janeiro
O especialista também informou ao Garagem360 que a partir do ano que vem será mais caro instalar um sistema de energia solar em casa devido a Lei 14.300 de 2022, que estabeleceu que a partir de 7 de janeiro de 2023, os usuários de energia solar passarão a não ter de forma integral os subsídios referentes ao pagamento pelo uso do sistema de distribuição de energia elétrica.
“Quem instalar um sistema solar, até 6 de janeiro de 2023, garantirá essa isenção até 2045. A partir desse marco, haverá um escalonamento para os novos sistemas instalados, que passarão a pagar pelo uso do sistema de distribuição.” Relata Ricardo.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.