Quase 70% dos motoristas optam por pagar o IPVA à vista, diz pesquisa; saiba o motivo

Plataforma identifica em pesquisa que mais de dois terços dos clientes optaram por pagar o IPVA 2023 à vista; descubra o motivo

Com o objetivo de mapear e entender as escolhas dos brasileiros diante do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA, a plataforma de negócios e soluções para o segmento automotivo Webmotors realizou um levantamento que identificou as formas de pagamento escolhidas pelos usuários do site. Surpreendentemente, mais de dois terços dos clientes optaram por pagar o IPVA à vista em 2023.

Entenda por que maioria prefere pagar o IPVA à vista

Maioria opta pela economia proporcionada com o desconto no pagamento à vista (Foto: iStock)

Realizado em janeiro com 5.012 participantes, o estudo mostra que cerca de 54% dos proprietários já iniciaram o pagamento do tributo; desses, 68% optaram pelo pagamento à vista. 

O número mostra um crescimento de 16 pontos percentuais em relação a 2022, quando apenas 38% afirmaram que já haviam iniciado o pagamento no início do ano. Entre as principais razões para as pessoas terem quitado o IPVA à vista estão o aproveitamento do desconto oferecido pelos governos estaduais, razão justificada por 61% das pessoas, e o planejamento financeiro para a quitação à vista, com 33% das respostas.

Dos 32% que optaram pelo parcelamento do tributo, a modalidade preferida foi o pagamento com o número de parcelas máximo permitido, escolhida por 68% desses. 

Entre as razões apresentadas por quem decidiu parcelar o imposto estão o aumento do IPVA 2023 – causado pela subida dos preços de veículos –, com 43% das respostas; o planejamento financeiro de sempre parcelar esse custo (30%); a necessidade de adaptação devido a custos extras de início de ano (27%); e o fato de o desconto à vista ser considerado muito baixo (8%).

Entre aqueles que ainda não fizeram o pagamento do IPVA 2023, 57% afirmaram que pretendem pagá-lo via parcelamento sem juros.

Valor do IPVA influencia na hora da compra

Na hora da compra do carro novo, valor do IPVA importa (Foto: Freepik)

Quando questionados sobre a pretensão de compra ou troca de carro neste ano, 78% dos respondentes afirmaram que pretendem buscar um novo veículo.

Destaca-se o fato de que, sejam para aqueles que não possuem um automóvel atualmente e pretendem adquirir um ou para os que pretendem trocar seu veículo, a questão financeira segue sendo fundamental. Quase 70% consideram o valor do IPVA uma questão importante na tomada de decisão de compra.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile