Outlander e Jimny têm produção suspensa nas fábricas do Brasil; veja

Dois SUVs bastante conhecidos tiveram produção suspensa nas fábricas do Brasil: Mitsubishi Outlander Sport e do Suzuki Jimmy. Entenda!

A sétima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar, o Proconve L7, entrou em vigor no começo deste ano. E para se adequar a estas novas regras de emissões, dois SUVs bastante conhecidos pelo público tiveram a produção suspensa nas fábricas do Brasil. Estamos falando do Mitsubishi Outlander Sport e do Suzuki Jimmy. Ambos os modelos são fabricados na cidade de Catalão, localizada em Goiás.

produção suspensa nas fábricas do Brasil

Suzuki Jinmy (Foto: Divulgação/Suzuki)

Mitsubishi Outlander Sport e do Suzuki Jimmy têm produção suspensa nas fábricas do Brasil

A produção destes dois carros foi paralisada ainda no mês de dezembro de 2021. Com relação ao modelo da Mitsubishi, a HPE Automotores, que atua como uma representante da Mitsubishi e Suzuki, disse em comunicado enviado ao site especializado Autos Segredos que “esta trabalhando continuamente para o atendimento do Programa de Emissões PL7 que foi prorrogado para comercialização de março/22 para junho/22. Onde espera já ter atendido a nova regulamentação.”.

produção suspensa nas fábricas do Brasil

Mitsubishi Outlander Sport (Foto: Divulgação/Mitsubishi)

O Proconve L7 entrou em vigor no começo deste ano. Esta fase é tida como a mais rigorosa. Todos os veículos fabricados no Brasil terão que apresentar emissões evaporativas de 0,5 g. O limite anterior era de 1,5 g. Ela afirma ainda que mesmo com dificuldades de fornecimento de peças e logística, as vendas do carros estão normais. Ou seja, a falta de componentes atingiu mais uma marca. 

Agora nos resta saber quais mudanças serão feitas no Mitsubishi Outlander Sport até o novo prazo vencer. Talvez uma atualização do motor seja necessária. O modelo lançado em 2020 está equipado com um propulsor 2.0 quatro cilindros Flex. Este pode produzir uma potência máxima de 170 cv e um torque máximo de 23 kgfm usando etanol (160 cv e 22 kgfm, respectivamente, usando gasolina).

Mitsubishi Outlander Sport (Foto: Divulgação/Mitsubishi)

Mitsubishi Outlander Sport (Foto: Divulgação/Mitsubishi)

Ele está acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT (INVECS-III). De acordo com o site da montadora japonesa, o carro está custando a partir de R$ 171.990 (versão especial Black Edition HPE 2WD). O modelo pode ser considerado uma reestilização do ASX. No caso, a Mitsubishi fez uma mudança quase que completa no lado externo do veículo. O lado interno também sofreu alterações.

Caso Suzuki Jimny

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

produção suspensa nas fábricas do Brasil

Suzuki Jimny (Foto: Divulgação/Suzuki)

Quem também teve produção suspensa nas fábricas do Brasil foi o pequeno Suzuki Jimny. O modelo também está sendo fabricado na cidade de Catalão-GO e também teve sua produção paralisada por conta do Proconve L7. No mesmo comunicado citado acima, a HPE Automotores do Brasil disse que está trabalhando para que Jimny e o Jinmy Sierra atendam ao Proconve L7. Sendo que o segundo já foi aprovado nesta regulamentação de emissões.

A empresa ainda diz que as vendas dos veículos segue normalmente. Mas ainda restam dúvidas sobre a continuação da produção do pequeno jipe japonês. Isso porque outras partes, como o sistema de alimentação, também precisam ser trocadas. E o custo é alto. Lançado em 1998, o modelo usa um motor 1.3L DOHC movido a gasolina. Ele pode gerar 85 cv de potência e 11,2 kgfm de torque.

Suzuki Jimny Sierra (Foto: Divulgação/Suzuki)

Hoje, são ele está sendo oferecido em quatro versões diferentes e está custando a partir de R$ 110.990. Enquanto isso, o Jimny Sierra está custando a partir de R$ 149.990.

Com informações de Autos Segredos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA