Os vilões que podem desestabilizar o seu veículo
Veja a seguir qual é o maior vilão responsável por desestabilizar o seu veículo e como agir para a durabilidade das peças do carro.
A manutenção e a boa conservação do veículo estão diretamente ligadas ao bom (ou mau) uso do veículo por parte do motorista. Muitas vezes culpamos os buracos e a má conservação das vias (que também interfere, e muito!) Mas o principal culpado por desestabilizar o seu veículo é você mesmo. Saiba mais!
Conheça os vilões que podem desestabilizar o seu veículo
A notícia pode te chocar ou te deixar triste, mas da mesma forma que você é o culpado por danificá-lo, pode ser o responsável por conservá-lo. Entenda aqui, quais práticas podem ser prejudiciais para desestabilizar o seu veículo.
Ações que desestabilizam o veículo
Como qualquer outra máquina, o carro vem com um manual de instruções. O que pode ou não fazer, como fazer, além de instruções de segurança e manutenção. No entanto, muitos motoristas acabam ignorando essas dicas e utilizam o veículo da forma que acham mais coerente.
No entanto, determinadas atitudes do dia a dia são extremamente prejudiciais ao veículo. A primeira dessas ações é passar com o carro por desníveis, sejam lombadas ou valetas, de lado.
O veículo foi projetado de determinada forma para que o peso e impacto sejam distribuídos de forma igualitária, diminuindo as chances de danificá-lo. Ao passar com o mesmo de lado nos desníveis, você quebra a distribuição do carro e o força apenas em um determinado local.
Outro erro é virar a direção com o carro parado. A ação força os pivôs, terminais de direção e a caixa de direção hidráulica. A consequência de fazer isso envolve o vazamento de óleo hidráulico pelos retentores.
Sempre opte pela manutenção preventiva
Já citamos aqui em diversas outras matérias a importância (e vantagem) entre a manutenção preventiva e a corretiva. E novamente vamos reforçar!
A falta de manutenção é outro tópico que pode desestabilizar o seu veículo. Entre os pontos que você deve se atentar estão: pneu murcho, a falta de alinhamento e balanceamento.
Pneu murcho, ou seja, abaixo da calibragem recomendada pelo fabricante, força o desgaste prematuro do mesmo, além de diminuir a vida útil de pivôs, terminais e barras de direção.
Já a desatenção ao alinhamento (que deve ser feito a cada 10 mil km), pode causar danos à suspensão devido à força maior para corrigir a trajetória do veículo.
Por fim, fique de olho no balanceamento. Um carro não balanceado “treme” mais vezes e danifica buchas e terminais de direção.
E aí, qual dessas ações você já cometeu? Porém agora, não precisa persistir no erro. Na dúvida, consulte o manual do veículo.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.