Os passageiros mais sem noção de acordo com os motoristas de app

Você anda de Uber já recebeu uma nota ruim? Veja os passageiros mais sem noção de acordo com os motoristas de app.

A experiência de ser motorista de app pode ser bastante gratificante: faz seu próprio horário, ganhos proporcionais ao trabalho, entre outros benefícios. No entanto, essa experiência pode vir acompanhada de algumas situações desafiadoras com alguns passageiros “sem noção”. 

É comum um relato ou outro de passageiros que não seguem as regras de etiqueta (ou da própria plataforma) e demonstram falta de consideração com quem está trabalhando. 

Para entender melhor quais são os tipos de passageiros que mais incomodam, fizemos uma pesquisas com alguns profissionais da área que não se identificaram. Veja quais são!

Quais os passageiros mais sem noção segundo os motoristas de app?

Os resultados apontam alguns perfis que se destacam negativamente, são eles:

O sumido

O sumido solicita a corrida, mas demora excessivamente para aparecer no local de embarque ou não informa sua exata localização ao motorista. 

Por que incomoda – Gera atrasos, prejudica a otimização da rota e gera custos adicionais ao motorista. 

O mal educado

Entra e não dá nem um “boa tarde”, utiliza linguagem ofensiva, reclama, faz comentários desrespeitosos com o profissional.

Por que incomoda – Cria um ambiente tenso e desagradável, demonstrando falta de respeito. 

O pé de Toddy

Apelidado pelos próprios motoristas, esse tipo de passageiro entra com sujeira nos calçados, descarta lixo no carro ou joga pela janela. No pior dos casos, quebra alguma coisa ou faz uma sujeira daquelas que não precisamos mencionar aqui. 

Por que incomoda – Gera trabalho ou custo extra para o motorista, além de prejudicar a higiene do veículo e como consequência sua nota. 

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Passageiro sem noção pé de toddy – Foto: Freepik

O navegador

Esse sabe mais que o GPS, mas detalhe: não foi consultado. Uma coisa é quando o motorista pede auxílio, outra é quando ele erra o caminho que ele mesmo indicou. 

Por que incomoda – Pode gerar distrair o motorista, gerar confusão e aumentar a distância percorrida sem necessidade.

O passageiro fantasma

Esse aparece, mas antes pede para o motorista parar em algum local e desaparece, deixando o motorista esperando sem dar explicações. 

Por que incomoda – Gera perda de tempo (e tempo é dinheiro), frustração e prejudica a renda no fim do dia.

O caloteiro

Se recusa a pagar a corrida ou tenta negociar um valor abaixo do definido pelo aplicativo. 

Por que incomoda – Além da falta de respeito, gera prejuízo financeiro ao motorista.

O deixa para próxima

Esse passageiro pede ao motorista para “pagar na próxima corrida”. Muitas vezes a plataforma não repassa o valor, principalmente quando o passageiro afirma ter feito o pagamento em dinheiro. 

Por que incomoda – Gera a incerteza do pagamento, prejudicando financeiramente.

O fast food

Quer comer ou beber durante a corrida.

Porque incomoda – Pode sujar o veículo, prejudicando a nota. 

O Saiu do A.A

Quer consumir bebida alcoólica no veículo. 

Por que incomoda – Além de “deixar na vontade” o motorista, pode sujar o veículo. 

O Cabe mais 

Escolhe a categoria X para levar muita bagagem ou compras no supermercado, embora exista a opção Bag justamente para carregar volumes maiores.

Por que incomoda – Aumenta o tempo da corrida, gerando menos renda ao motorista. 

Passageiro “Cabe mais” pede categoria mais barata – Foto: Freepik

De outro jeito

Não quer pagar a corrida de um jeito pouco convencional (se é que me entende).

Por que incomoda – Desrespeito com o profissional além de ferir as regras da plataforma. 

Como ser um bom passageiro?

Na outra ponta temos os bons passageiros, que garantem uma experiência positiva para todos. Veja como ser um deles:

  • Pontual – chegue ao local do embarque no horário agendado. Você pode acompanhar o motorista pelo app, então não tem desculpa do atraso.
  • Respeitoso – Não precisa ser amigo de infância dos motoristas. Muitos deles preferem que o passageiro “entre mudo e saia calado”. Basta um comprimento cordial. Houve paz e respeito aqui!
  • Organizado – Define o destino inicial e final, escolhe a categoria adequada e informa que está com bagagem ou pet (se for o caso). 

Lembre-se, o motorista é um profissional que está trabalhando para te levar ao seu destino. Mais do que isso pode ser um abuso. Ao agir com respeito e consideração, você contribui para um ambiente mais agradável e seguro para todos. 

E aí, já foi um desses passageiros? Cuidado com a nota. Conte-nos o que aconteceu na corrida?

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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