Os mortos de volta ao trabalho? Depois de VW ressuscitar Elis Regina, iFood traz Luiz Gonzaga de volta
Está virando moda. Após a Volkswagen reviver a cantora Elis Regina em comercial, agora foi a vez do iFood ressuscitar Luiz Gonzaga. Veja.
Está virando moda. Após a Volkswagen reviver a cantora Elis Regina em comercial há alguns dias, agora foi a vez do iFood ressuscitar Luiz Gonzaga.
iFood revive Luiz Gonzaga
A iFood, uma das principais empresas de delivery do Brasil atualmente, tomou uma atitude ousada e reviveu o cantor Luiz Gonzaga.
Através de Inteligência Artificial (IA) a empresa brasileira projetou o Rei do Baião em um dueto com o cantor João Gomes durante o ‘’Arraial Estrelado’’.
A iniciativa no evento que aconteceu em São Paulo uniu uma dupla improvável, de gerações distintas graças à tecnologia avançada.
No entanto, esta não foi a primeira vez que uma atitude para homenagear e ‘’reviver’’ grandes nomes do país aconteceu nos últimos dias.
Uso da Inteligência Artificial para ‘’ressurreição’’
De olho na repercussão que outras iniciativas tiveram anteriormente, o iFood procurou amparo no que chama de ‘’uso responsável de Inteligência Artificial’’.
Vale lembrar que o uso de imagem ou dados pessoais pode gerar problemas legais, caso seja utilizado de forma não permitida.
Atualmente o uso de IA para ações de marketing tem sido bastante utilizado, o que aumenta o debate sobre a ética deste mecanismo.
VW ”ressuscitou” Elis Regina
Na última semana, a Volkswagen proporcionou um dueto até então impossível, Elis Regina e sua filha Maria Rita.
Assim como no caso de Luiz Gonzaga, Elis Regina foi recriada por Inteligência Artificial e apareceu em um comercial da marca cantando ‘’como nossos pais’’, música de Belchior.
Na peça, Elis Regina e Maria Rita cantam a canção simultaneamente, ao passo que ocupam dois modelos diferentes da marca.
No vídeo de divulgação da nova geração da Kombi ID.Buzz, a Volkswagen exaltou as gerações de um dos modelos mais marcantes de sua história.
Repercussão polêmica
Apesar da ideia de homenagear personalidades importantes da história brasileira, em ambos os casos, a atitude divide opiniões.
Desde que a Volkswagen lançou o vídeo em que reviveu Elis Regina, muitas foram as críticas na internet sobre a utilização da imagem de uma pessoa morta.
Do mesmo modo, a ação do iFood não agrada a todo mundo, já que age em igual sentido.
Você vai gostar: Comercial da VW com Elis Regina emociona, mas também causa revolta na internet
Volkswagen pode ser processada
Mais do que polêmico, o comercial da Volkswagen que trouxe a cantora Elis Regina como participante poderá gerar punições legais.
Imediatamente após a repercussão do vídeo, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), abriu processo ético contra a montadora.
Desta forma, a Volkswagen será julgada por reproduzir artificialmente a artista falecida em 1982.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.