Os mais vendidos na 1ª quinzena de dezembro: Chevrolet Onix lidera

Na primeira quinzena de dezembro, o Chevrolet Onix repetiu a boa performance e terminou na primeira colocação. Veja o ranking completo!

Parece que o Chevrolet Onix vai retornando ao seus dias de glória no mercado automotivo. O modelo compacto fechou o mês passado como o carro mais vendido do País. Agora, na primeira quinzena de dezembro, ele repete a boa performance e termina na liderança. Logo atrás dele estão mais dois modelos da marca. Quem mostrou um bom desempenho também foi o Fiat Pulse.

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Chevrolet Onix foi o carro mais vendido na 1ª quinzena de dezembro

Os dados são da Fenabrave. De acordo com ela, o modelo teve 5.558 unidades vendidas nestes primeiros quinze dias de dezembro. Este número é maior que o registrado quando os resultados das vendas da primeira quinzena de novembro passado. Lembrando que ao fim do mês passado, o carro da montadora norte-americana teve 9.327 unidades. Ou seja, Ele vem em um bom ritmo para bater esta marca.

Lembrando que o ano não foi tão fácil para o campeão de vendas de 2020. A fábrica da Chevrolet em Gravataí-RS, onde são feitos o Onix e o Onix Plus, ficou bastante tempo paralisada. O motivo? A crise dos semicondutores. Os dois modelos só voltaram a ser fabricados em agosto. Nesse meio tempo, seus rivais Fiat Argo e Hyundai HB20 dominaram a categoria dos compactos.

Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

E na segunda posição dos mais vendidos está versão sedã do Chevrolet Onix. O Chevrolet Onix Plus teve 4.805 unidades emplacadas neste período. Neste caso, os números quase dobraram, comparados com os da primeira quinzena de novembro. No fim do mês, ele fechou com 7.521 unidades. Vale lembrar que este é o sedã compacto mais vendido do Brasil desde janeiro. Foram 45.602 unidades.

Chevrolet Tracker (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Sem falar que os dois modelos receberam novidades importantes recentemente. A Chevrolet dominou o ranking de vendas nos primeiros 15 dias de dezembro. Quem aparece na terceira posição é o Tracker. Do mesmo modo que os dois modelos acima, ele também sofreu com a falta de componentes. Mas agora as coisas parecem estar voltando ao normal. Em todo o mês de novembro, foram 6.073 unidades. Agora, nos primeiros dias de setembro, foram 4.311 unidades emplacadas.

Rivais do Chevrolet Onix, Argo e HB20 brigam pela segunda posição do ranking acumulado

Fiat Argo (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

O Chevrolet Onix foi o hatch compacto mais vendido no mês passado e está repetindo o bom desempenho neste mês. Mas são seus rivais que estão nas primeiras posições do ranking acumulado (contando apenas os hatches compactos). Estamos falando do Fiat Argo e do Hyundai HB20. Até o mês passado, o carro da montadora italiana tinha vendido um total de 80.135 unidades.

Já o modelo da marca sul-coreana teve 78.529 unidades. E agora, nas primeiras semanas do último mês do ano, o carro feito em Piracicaba-SP terminou na frente. Foram 3.912 unidades do HB20 contra 2.516 unidades. Lembrando que os dois ainda estão atrás da Fiat Strada no ranking acumulado.

Hyundai HB20 (Foto: Divulgação/Hyundai)

A picape já teve mais de 100 mil unidades vendidas no ano e fechou a primeira quinzena de dezembro com 3.569 unidades. Vale ainda fazer uma menção honrosa ao VW Gol. O compacto da montadora alemã teve 3.934 unidades vendidas no período avaliado. O futuro do modelo ainda é incerto. A expectativa é que ele saia de linha por conta do Proconve L7. No entanto, isso são apenas rumores. A montadora ainda não se declarou sobre o assunto.

SUVs compactos

Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

Um dos mercados mais disputados é o dos SUVs compactos. Hoje, as montadoras oferecem diversas opções. Quem lidera o ranking acumulado de vendas é o Jeep Renegade. Ele deve fechar o ano como o SUV compacto mais vendido. No entanto, o carro terminou a primeira quinzena de dezembro apenas na 16ª posição. O veículo feito em Goiana-PE teve 2.280 unidades. Números bem próximos do Fiat Pulse.

Um dos principais lançamentos do ano teve 2.188 unidades vendidas no mesmo período. Podemos ver que ele já quase ultrapassou o número de todas as  vendas do mês passado. O líder de vendas na categoria nestes primeiros dias de dezembro foi o Hyundai Creta (3.280 unidades). 

Veja abaixo os 20 carros mais vendidos durante a primeira quinzena de dezembro de 2021

  • 1º – Chevrolet Onix (5.558 unidades)
  • 2º – Chevrolet Onix Plus (4.805 unidades)
  • 3º – Chevrolet Tracker (4.311 unidades)
  • 4º – VW Gol (3.934 unidades)
  • 5º – Hyundai HB20 (3.912 unidades)
  • 6º – Fiat Strada (3.569 unidades)
  • 7º – Jeep Compass (3.364 unidades)
  • 8º – Hyundai Creta (3.280 unidades)
  • 9º – VW T-Cross (3.004 unidades)
  • 10º – Fiat Toro (2.639 unidades)
  • 11º – Toyota Hilux (2.571 unidades)
  • 12º – Fiat Argo (2.516 unidades)
  • 13º – Renault Kwid (2.411 unidades)
  • 14º – Toyota Corolla Cross (2.397 unidades)
  • 15º – Toyota Corolla (2.387 unidades)
  • 16º – Jeep Renegade (2.280 unidades)
  • 17º – Fiat Pulse (2.188 unidades)
  • 18º – Honda HR-V (2.063 unidades)
  • 19º – Fiat Cronos (1.870 unidades)
  • 20º – VW Voyage (1.841 unidades)
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile