Os itens que são checados na manutenção preventiva

Confira tudo o que você precisa saber sobre manutenção preventiva: o que é, quando fazer e os itens que serão checados.

Sabe aquele ditado “prevenir é melhor que remediar”? Ele nunca foi tão válido quando o assunto é manutenção preventiva.

Independente da idade do veículo, vai evitar paradas inesperadas, gastos desnecessários, perda de tempo e principalmente dinheiro. 

Hoje, nós do Garagem360 pedimos ajuda do Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata para ajudar a entender quais os itens a serem checados na manutenção preventiva. Acompanhe!

Veja os itens verificados na manutenção preventiva – Foto: Freepik

Quais itens são checados na manutenção preventiva?

São checados suspensão, sistema de freios, filtros, entre outros pontos enfatizados a seguir. 

“Manter o carro em boas condições de uso é dever de todo o motorista, por isso é importante ficar atento não só às recomendações do manual do proprietário, mas também levá-lo a um mecânico de confiança para uma revisão a cada 6 meses ou a cada 10 mil km para evitar problemas durante a condução do automóvel”, comenta Leandro Leite.

Vamos aos itens:

Suspensão

A suspensão envolve a checagem de vários itens, tais como amortecedores, molas, braços oscilantes ou bandejas de suspensão, buchas de borracha, pivôs, barras estabilizadoras, kits contendo coxins, batentes e coifas.

Freio

O freio é uma dos componentes mais importantes a serem checados. Na avaliação, são verificados a pastilha e disco, assim como as condições do pedal, alavanca, tambor, pastilha, lona, pinça, sapata, servo freio, cilindro mestre e fluido. 

Dependendo da situação, devem ser substituídos imediatamente ou conforme as especificações do manual.

Filtros 

De acordo com Leandro, os filtros, que desempenham um papel crucial no bom funcionamento do motor, também requerem atenção e trocas periódicas. 

Isso inclui o filtro de óleo, ar e de combustível. Caso tenha ar condicionado, também é necessário considerar a troca do filtro da cabine. 

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Não esqueça do ar-condicionado – Foto: Freepik

Também é importante checar:

  • fluido do radiador (30 mil km ou 2 anos)
  • fluido da direção (30 mil km ou 2 anos)
  • sistema elétrico (30 mil km ou 2 anos)
  • bateria (50 mil km ou 3 anos)
  • pneus (a cada 30 mil km ou 2 anos)

Além disso, faça o alinhamento e balanceamento para evitar desgastes excessivos, assim como o rodízio dos pneus.  

Quando fazer a manutenção preventiva?

De acordo com o manual do fabricante, geralmente a cada 10 mil km. Também é recomendado avaliar esses itens quando for viajar. 

Além da manutenção preventiva, recomendamos a manutenção preditiva, que vai um pouco além. Nesses casos, são usados equipamentos de diagnóstico para conferir com precisão o funcionamento e eficiência dos componentes. 

Entre as ferramentas utilizadas estão o scanner, ultrassom, análise de vibração, etc. 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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