Os “hermanos” também querem: Importadores argentinos planejam Salão do Automóvel para 2026
O Salão do Automóvel pode voltar à Argentina em 2026, organizado por importadores! Saiba o que esperar do evento "hermano" e as novidades sobre o Salão do Automóvel no Brasil em 2024.
Depois de um hiato considerável, o Salão do Automóvel poderá retornar à Argentina em 2026. A novidade, no entanto, vem com uma mudança significativa na organização: desta vez, o evento não será promovido pelos fabricantes de automóveis (Adefa), mas sim pela Câmara de Importadores de Automóveis (Cidoa). O anúncio foi feito pela entidade, que revelou a data provisória para o segundo semestre do próximo ano.
Importadores argentinos planejam Salão do Automóvel para 2026
A última edição do Salão de Buenos Aires organizada pela Adefa foi em junho de 2017. A edição de 2019 foi cancelada, e o mercado automotivo argentino aguardava ansiosamente por um novo evento que mostrasse as inovações e lançamentos.
A iniciativa da Cidoa vem para preencher essa lacuna e celebrar os 50 anos da organização, que congrega importadores de marcas sem fábricas no país.
O tema escolhido para a nova exposição da Cidoa é ambicioso: “Os carros mais modernos do mundo chegam à Argentina”. Esse foco reflete o momento de desregulamentação recente no país, que, segundo a entidade, permite a entrada de veículos de última geração, com tecnologia de ponta e os mais altos padrões internacionais de segurança – algo que não acontecia nos últimos 25 anos.
A Cidoa destaca que, historicamente, as marcas importadas foram as pioneiras na introdução de tecnologias avançadas no mercado argentino.
Veja o comunicado de imprensa:
As recentes medidas de desregulamentação permitem, pela primeira vez nos últimos 25 anos, a entrada de veículos de última geração, com tecnologia de ponta e os mais altos padrões internacionais de segurança. Historicamente, as marcas importadas foram pioneiras na introdução de tecnologias avançadas no mercado argentino.
Durante a abertura das importações, na década de 1990, o público argentino descobriu pela primeira vez recursos que hoje consideramos básicos: vidros elétricos, direção hidráulica, travamento central e ar-condicionado de série. Essas inovações, que chegaram de mãos dadas com as marcas importadas, marcaram um antes e um depois nas expectativas dos consumidores argentinos.
Por quase cinco décadas, a CIDOA trabalhou incansavelmente para promover a livre concorrência, a inovação tecnológica e o acesso dos consumidores argentinos a veículos de classe mundial a um preço competitivo.
A organização reforça seu trabalho de quase cinco décadas para promover a livre concorrência, a inovação tecnológica e o acesso dos consumidores argentinos a veículos de classe mundial a preços competitivos.
As marcas representadas pelos importadores que fazem parte da Cidoa incluem uma vasta gama de fabricantes, desde os premium até os asiáticos emergentes: Alfa Romeo, BMW, Jaguar, Mack, Mini, Land Rover, Porsche, Volvo, Hyundai, Isuzu, Kia, Subaru, Suzuki, BYD, Baic, Chery, DFSK, DFM, Foton, Geely, Great Wall, Haval, Jac, JMC e Shineray.
E o Salão do Automóvel no Brasil?
Enquanto os “hermanos” planejam seu retorno aos salões, o Brasil também se prepara para reviver o seu principal evento automotivo. Após anos de ausência, o Salão do Automóvel de São Paulo está com seu retorno previsto para novembro de 2025, embora com um formato diferente e mais focado em experiências e vendas diretas.
O evento brasileiro, que deve acontecer no São Paulo Expo, promete ser mais dinâmico e interativo, buscando atrair um público que, cada vez mais, pesquisa e compra veículos online. A expectativa é que as montadoras aproveitem a oportunidade para apresentar lançamentos, tecnologias e tendências, especialmente no crescente segmento de veículos elétricos e híbridos.
Você acha que o retorno dos Salões do Automóvel, tanto na Argentina quanto no Brasil, é importante para o mercado? Que tipo de inovações você espera ver nesses eventos?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.