Os erros mais comuns que prejudicam seu carro na hora de trocar o óleo
Veja quais são os erros mais comuns que prejudicam o seu carro quando o assunto é troca de óleo do veículo, o prazo é um deles.
A troca de óleo é uma das necessidades periódicas do veículo essenciais para que o mesmo funcione adequadamente. Para isso, é necessário ter alguns cuidados para não errar. Dessa forma, veja os erros mais comuns que prejudicam seu carro, caso a troca de óleo não seja feita corretamente.
Erros mais comuns que prejudicam o seu carro: a troca de óleo
A troca de óleo de um veículo deve ser feita periodicamente de acordo com o tempo estipulado pela fabricante, além disso, o produto a ser utilizado, também deve ser o recomendado para o seu carro. Dessa forma, o sistema motriz do motor terá uma vida útil mais prolongada.
Dito isso, o Garagem360, junto com a Nakata, especialista no setor, preparou uma lista com os erros mais comuns que prejudicam o seu carro na hora de trocar o óleo, veja os detalhes.
Não seguir o cronograma de troca corretamente
Como mencionado, um dos piores erros é não seguir o cronograma da troca de óleo, já que a manutenção incorreta pode gerar gastos adicionais tendo em vista os problemas que a falta da troca do lubrificante pode causar ao sistema. Dessa forma, sempre lembre-se de checar a etiqueta periódica da troca do óleo.
Geralmente, o intervalo varia entre seis e dozes meses, ou de 5 a 20 mil km, de acordo com o veículo. Nesse sentido, os carros que rodam pouco devem obedecer o período, já os carros que são utilizados diariamente, devem optar por seguir a quilometragem estipulada.
Completar o óleo não é uma ação eficiente e é um dos erros comuns que pode prejudicar seu carro
A especialista explica que a ação deve ser evitada, mesmo que seja comum entre os motoristas, tendo em vista que a mistura do óleo novo com o óleo velho pode prejudicar o desempenho do motor, tendo em vista que o lubrificante usado já contém impurezas que serão repassadas ao óleo novo. Outra mistura que deve ser evitada é óleos de especificações e marcas diferentes.
Usar aditivos quando não é necessário
Outro detalhe que deve ser evitado é o uso desnecessário de aditivos, tendo em vista que o óleo recomendado pelo fabricante, já contém as sustâncias necessárias para gerar um bom desempenho ao modelo. Dessa forma, antes de acrescentar aditivos ao óleo do veículo, consulte o manual do proprietário e verifique se a fabricante recomenda o uso do mesmo.
Não trocar o filtro também está na lista de erros comuns que pode prejudicar o seu veículo
A troca do óleo sem realizar a troca do filtro é um trabalho incompleto, tendo em vista que, o filtro já utilizado contém as impurezas do óleo antigo e consequentemente, contaminará o produto novo. Dessa forma, lembre-se: sempre que realizar a troca do óleo, troque o filtro junto.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
Verificar o nível do óleo com o motor quente
Nesse caso, a ação pode te gerar resultados enganosos. Para verificar corretamente o nível do óleo, é recomendado que a análise seja feita ainda pela manhã, ou quando o carro ainda não foi ligado.
Com informações: Nakata automotiva
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.