Os erros mais comuns ao usar o câmbio automático e como evitá-los

O câmbio automático se popularizou no mercado nacional. No entanto, ainda é comum ver condutores cometendo erros que podem prejudicar o sistema. Confira quais são!

Câmbio automático
Confira os principais erros ao usar o câmbio automático (Foto: MultiCâmbios)

Erros ao usar o câmbio automático

Hoje, até os carros ditos como mais populares contam com versões de câmbio automático. A transmissão deixou de ser exclusiva dos modelos mais luxuosos e completos. No entanto, mesmo com a popularização, muitos se confundem e cometem erros que podem facilmente ser evitados, o que prolongará a vida útil do sistema como um todo.

Dessa forma, o Garagem 360, junto com a empresa especializada no sistema, a MultiCâmbios, elencou alguns erros que podem facilmente ser evitados para te ajudar a não danificar a transmissão automática do veículo, confira!

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Subir rampas no Drive

A ação de subir em rampas na posição Drive engatada pode aumentar o desgaste do câmbio. Segundo a MultiCâmbios, o correto ao subir ladeiras é engatar o veículo na marcha 1 ou L dependendo do fabricante.

É desnecessário trocar de marcha quando parar no semáforo

Deixar o carro em “D” nas paradas de semáforo, ao invés de trocar para “N”, é uma forma de economizar combustível. A economia é quase insignificante a cada parada, no entanto, para quem está acostumado ao trânsito dentro das grandes cidades, pode fazer diferença na hora de reabastecer o veículo.

Alguns veículos, como Vectra, Marea e Scenic, possuem um solenóide especial que abaixo dos 3 km/h e com o pé no freio simula a posição “N”.

O vício de colocar no ponto morto do veículo, semelhante ao câmbio manual deve ser evitado também em outras situações, como no vai e para do trânsito. Com a alavanca na posição “D”, evitam-se problemas de lubrificação na caixa.

Câmbio automático
Evite descer ladeiras usando o freio (Foto: Pixabay)

Utilizar freio em descidas longas

Aqui, a empresa especializada explica que a ação provoca o superaquecimento do sistema, o que também afeta a capacidade de frenagem do veículo bem como o desgaste das pastilhas.

Nesse caso, o correto é passar a alavanca para uma marcha mais reduzida, evitando o desgaste prematuro e utilizando o freio motor. Assim, o sistema de injeção entrará em corte, contribuindo para a economia de combustível.

Acionar o freio achando que é o pedal de embreagem do manual

Acredite, a ação ocorre com certa frequência entre os iniciantes do câmbio automático. No entanto, como no tópico anterior, a ação prejudica o sistema de freio, e o condutor deve estar atento a não cometer ações como essas.

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Ignorar o tipo de fluído do câmbio automático

Por fim, um dos maiores erros está na hora de realizar a manutenção. Aqui, o indicado é consultar o fabricante do veículo e o mecânico responsável. Informe-se sobre o tipo de fluído usado no câmbio e faça a troca de óleo apenas em estabelecimentos especializados, evitando oficinas comuns e postos de gasolina.

O bom funcionamento do sistema hidráulico depende essencialmente da qualidade e manutenção correta do nível do óleo.

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Faça a manutenção periódica e em lugares especializados (Foto: Pixabay)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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