Os cinco carros de maior sucesso no mundo em todos os tempos

Montamos uma relação com os cinco carros que fizeram história no mundo, todos campeões de venda em algum momento desde 1908.

Analistas da indústria automotiva e imprensa especializada mundial nunca chegaram a um consenso capaz de formar uma lista confiável sobre os carros mais vendidos no mundo em todos os tempos. Na internet encontram-se diversos rankings do tipos, que trazem grandes discrepâncias.

Mas há um fato sobre o qual todos concordam: o Toyota Corolla, produzido desde 1966 no Japão – e mais tarde em diversos outros países, incluindo o Brasil –, é o carro mais vendido no mundo na história.

O Garagem360 montou a relação a seguir com modelos que fizeram história, todos campeões de venda em algum momento desde 1908 – uma lista que traz algum grau de subjetividade. Ressalte-se: não se trata de um ranking dos veículos mais vendidos. 

Carros de maior sucesso no mundo em todos os tempos

5- Ford Modelo T 

Ford Modelo T (Foto: Reprodução/Wikipedia)

No longínquo dia 1° outubro de 1908, a Ford lançou no mercado dos Estados Unidos o seu Modelo T, um veículo confiável, robusto, seguro, simples de dirigir e, principalmente, barato. Qualquer um era capaz de dirigi-lo ou consertá-lo, sem precisar de motorista ou mecânico.

A fabricação do carro explodiu a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos industriais dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implantou a linha de montagem e a produção em série, revolucionando o setor.

Na verdade, a indústria automobilística começou a partir desse momento. Até então, o automóvel, fabricado artesanalmente, ainda era visto com desconfiança pelo público, que o considerava como uma espécie de brinquedo barulhento, perigoso e caro.

Antes da linha de montagem, um operário era responsável pela produção de todas as etapas. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua tarefa. Isto aumentou em muito a produtividade, com uma unidade ficava pronta a cada minuto.

Dessa forma, o custo unitário caiu em relação aos concorrentes. E a queda de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, cada modelo custava US$ 850; em 1927, o preço havia despencado para US$ 290.

A produção do Modelo T foi mantida até 1927. Alguns meses depois de realizar uma cerimônia para apresentação do carro nº 15 milhões, Henry Ford concluiu que era hora do modelo ceder o lugar a uma nova geração de produtos. O recorde estabelecido por esse veículo – vinte anos de produção e mais de quinze milhões de unidades produzidas – só foi superado em 1972, pelo VW Beetle (Fusca). 

4 – Volkswagen Beetle (Fusca)

O VW Fusca é um dos carros mais populares do Brasil (Foto: Divulgação/VW)

O Volkswagen Beetle—oficialmente Volkswagen Type 1 e conhecido no Brasil pelo apelido Fusca – foi o primeiro modelo fabricado pela montadora alemã. Ocupou o primeiro lugar no ranking dos mais vendidos do mundo a partir de 1972, quando superou o Ford Modelo T, praticamente até a sua aposentadoria, em 2003.

A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história automobilística. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu País, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo. 

Entusiasta por carros desde a juventude, Adolf Hitler, que acabara de ascender ao poder, via com bons olhos a ideia do carro do povo desde os tempos em que esteve preso, quando leu sobre Henry Ford.

Para ele a ideia de um “carro do povo” (Volkswagen), feito por trabalhadores alemães e viajando por todo o país, era a exata realização da plataforma política de seu partido. 

Decidido a financiar uma empresa estatal para produzir os automóveis que trafegariam por suas recém-inauguradas Autobahns, Hitler escolheu Ferdinand Porsche, à época famoso pelo seu trabalho na Daimler, para desenvolver o projeto. 

Os primeiros protótipos surgiram em 1936 e a produção em série foi iniciada em 1938. Na década seguinte, no período do pós-guerra, o carro não agradava ao mundo por conta de suas origens. Mas nos anos 1950, venceu as resistências e tornou-se grande sucesso em várias partes – chegou ao Brasil em 1957, importado, passando a ser produzido por aqui a partir de 1959.

O Fusca teve sua produção mundial encerrada em 2003, no México. Ao longo dos anos, cerca de 23 milhões de unidade foram vendidas em todo o mundo.

3 – Volkswagen Golf

VW Golf ano 1974 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O VW Golf foi lançado em 1974 com a missão de substituir o mítico Fusca na Europa. O modelo é, até hoje, o carro de maior sucesso na história da Volkswagen, com mais de 35 milhões de unidades vendidas. Continua em produção no velho continente, onde está em sua oitava geração.

Inicialmente, o Golf era um pequeno hatch de três portas e desempenho modesto (motor 1.1 de 50 cv). Ao longo do tempo, o modelo foi se sofisticando, com versões esportivas, e atraindo cada vez mais fãs ao redor do mundo. 

O Golf chegou ao mercado brasileiro em 1995, quando já estava em sua terceira geração. Foi produzida pela VW do Brasil até 2020, quando as vendas no País, devido ao seu posicionamento de preço no mercado, haviam despencado.

2 – Ford F-Series

Ford F-100 ano 1976 (Foto: Divulgação)

A Ford  F-Series é uma família de picapes introduzida nos EUA em 1948, a primeira a ser produzida numa plataforma de automóveis – até então, as picapes eram derivadas de caminhões. Com aparência moderna e caçamba de superfície plana, de peça única e faróis integrados à carroceria, a série conquistou rapidamente o público daquele país.

O primeiro modelo série foi a F-100, que teve três gerações fabricadas no Brasil entre 1957 e 1985. A sucessora direta da F-100 na América do Norte é a F-150, cujo lançamento data de 1980. Essa picape é líder de vendas nos Estados Unidos, onde está em sua 14ª geração. 

Juntas todas as safras e versões do modelo totalizam quase 40 milhões de exemplares vendidos no mundo, consolidando-se como a linha de picapes de maior sucesso na história.

No Brasil, existe atualmente a expectativa pela chegada da versão elétrica da Ford F-150, batizada de F-150 Lightning.

1- Toyota Corolla

Toyota Corolla japonês da primeira geração (Foto: Divulgação/Toyota)

Não há quem conteste a posição do Toyota Corolla como o automóvel mais vendido da história. Em 2021, a Toyota atingiu a marca de 50 milhões de Corollas vendidos em todo o planeta.

O carro, que está atualmente em sua 12ª geração, surgiu em 1966 com motor 1.1 de 60 cv e 8,5 kgfm de torque. Foi desenvolvido com o intuito de suprir a necessidade de carros de passeio no Japão, seu país de origem.

Os primeiros modelos eram principalmente de tração traseira, enquanto os modelos posteriores eram de tração dianteira. Versões com tração nas quatro rodas também foram produzidas e passaram por várias reformulações importantes.

O Corolla atingiu pela primeira vez o topo das vendas anuais em 1974. Desde então, tem sido um dos carros mais vendidos no mundo. Em 1997, assumiu o posto de carro mais vendido da história, superando o Fusca.

No Brasil, o modelo da Toyota registrou mais de 500 mil exemplares emplacados desde que desembarcou por aqui, em 1993, na versão LE – a mesma que era fornecida para o mercado norte-americano, equipada com motor 1.2 de 45 cv.

No fim de 1998, foi iniciada a venda dos primeiros Corolla fabricados no Brasil, que eram semelhantes à versão japonesa, com motor 1.8 de 116 cv nas versões XLi, XEi e SE-G.

Atualmente, a marca Corolla está presente no mercado nacional com o Toyota Corolla Cross, uma versão SUV médio do tradicional sedã, equipada com motor 2.0 de 177 cv, contando também com a opção de motorização híbrida.

 

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile