Os cinco carros que foram os maiores “fiascos” de vendas no Brasil

Muitos carros fizeram bastante sucesso no Brasil. O VW Gol, por exemplo, foi o carro mais vendido por 27 anos seguidos. No entanto, existem modelos que acabam não tendo uma carreira muito longa no mercado brasileiro por conta das baixas vendas. Aproveite e veja uma seleção com os cinco carros que foram os maiores fiascos de vendas do Brasil!

Os cinco carros que foram os maiores “fiascos” de vendas no Brasil
Alguns carros acabam não tendo sucesso no mercado (Foto: Divulgação/VW)

Cinco carros que foram os maiores “fiascos”, com vendas que frustaram as montadoras

1 – Chevrolet Sonic

Os cinco carros que foram os maiores “fiascos” de vendas no Brasil
Chevrolet Sonic (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O modelo que abre a lista é o Chevrolet Sonic. O carro foi lançado no ano de 2012 nas versões hatch e sedã. Estes veículos se destacam por ter um visual bastante ousado. O Sonic Sedan trazia um porta-malas que podia levar até 477 litros. Mas enquanto esteve aqui no Brasil, os números de vendas da dupla foram os melhores.

Estes carros não conseguiam repetir o bom ritmo de outros carros da GM, como o Onix e o Cobalt. Em 2013, a versão hatch teve apenas 7.487 unidades vendidas e o sedã teve 5.707 unidades vendidas. Neste último caso, pode-se comparar os números com o Cobalt, que teve 59.685 unidades vendidas no mesmo ano.

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Lembrando que informações vinculadas na imprensa, na época, falavam que importações deste carro chegaram a ser diminuídas por conta do SUV Tracker – ambos eram trazidos do México. As duas versões do Sonic saíram de linha em 2014.

2 – Fiat Linea

Os cinco carros que foram os maiores “fiascos” de vendas no Brasil
Fiat Linea (Foto: Divulgação/Fiat)

Já houve um momento da história da mercado automotivo brasileiro onde quase todas as marcas ofereciam um sedã médio. A Fiat, por exemplo, vendeu o Linea por aqui durante os anos de 2008 e 2017. Este carro era derivado do Punto e tinha um visual moderno. Além disso, tinha um bom espaço interno (2.603 mm de enrtre-eixos) e itens refiados.

O modelo chegou para ser uma alternativa ao Toyota Corolla e ao Honda Civic. No entanto, o carro não conseguiu e sempre teve números finais inferiores ao dos dois modelos japoneses. Além disso, tinha que lidar com outros concorrentes fortes no mercado, como Chevrolet Vectra e VW Jetta.

3 – VW Eos

VW Eos (Foto: Divulgação/VW)

O VW Eos também entra para a lista com os cinco carros que foram os maiores “fiascos” de vendas. Este é um modelo que foi apresentado no ano de 2005, mas seu lançamento aqui no Brasil aconteceu em 2010. O conversível era importado de Portugal e o carro contava com um visual chamativo e com itens premium.

Mas o grande destaque era o motor. O propulsor 2.0 Turbo 16V podia gerar uma potência máxima de 200 cv e um torque máximo de 28,5 kgfm. No entanto, os atributos citados acima nunca fizeram do EOS um best-seller. Estima-se que o modelo tenha vendido apenas 118 unidades – o que fez o carro sair de linha no ano de 2011.

4 – Kia Rio

Os cinco carros que foram os maiores “fiascos” de vendas no Brasil
Kia Rio (Foto: Divulgação/Kia)

Eis um caso recente nesta lista. No ano 2020, a Kia anunciou a sua chegada ao mercado de carros compacto com o Rio, que já existia na Europa há um tempo. Quando foi lançado, o modelo custava a partir de R$ 69.990.

Dependendo da versão, podia vir com ar-condicionado digital, câmera de ré e central multimídia de sete polegadas. O motor era um 1.6 de 130 cv. Só que os números de vendas não foram tão bons assim.

De acordo com dados da Fenabrave, o modelo teve 370 unidades vendidas durante o ano de 2020 apenas. Enquanto isso, no ano passado, o modelo “caiu” ainda mais: teve 169 unidades emplacadas. O Kia Rio saiu de linha no ano passado.

5 – Peugeot Hoggar

Peugeot Hoggar (Foto: Divulgação/Peugeot)

Por fim, uma categoria que faz um certo sucesso aqui no Brasil é as das picapes compactas, visto que são práticas. A Fiat Strada e a VW Saveiro são as principais referências do mercado. Um modelo que tentou repetir o sucesso das duas e não conseguiu foi a Peugeot Hoggar. Lançada em 2009, o carro usava como base o hatch 207.

O principal destaque do carro é a sua caçamba, que tinha até  1.151 litros. Isso significa que era uma das maiores de sua categoria. No entanto, alguns pontos negativos chamavam mais a atenção que os negativos. Um exemplo disso era a suspensão, considerada frágil (o mesmo problema do 207).

Quem também não agradava muito era o design. Este modelo acabou saindo de linha no ano de 2014. Lembrando que em 2012, a Hoggar teve apenas 2.155 unidades vendidas.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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