Os carros usados mais “populares” e requisitados pelo brasileiro

Após ter caído 12% em 2022, o mercado de carros usados deu sinais de recuperação nos primeiros cinco meses deste ano. Foram 3.544.323 unidades vendidas no período, correspondendo a um crescimento de 6,56%, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Destaque para os modelos de preços mais baixos, carros “populares” de grande sucesso num passado recente. Confira os mais requisitados pelo brasileiro.

Veja quais são os carros usados mais “populares” do mercado em 2023

Os carros usados mais "populares" e requisitados pelo brasileiro
VW Gol lidera o ranking de vendas de usados em maio (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Mesmo com os recentes descontos aplicados pelas montadoras após o anúncio do pacote de incentivos do governo federal, não existem carros 0 km amplamente acessíveis à disposição do brasileiro. Os preços dos modelos de entrada continuam acima dos R$ 60 mil.

Por sua vez, os seminovos apresentaram recentemente uma grande valorização, por conta da crise dos semicondutores (microchips), que prejudicou a produção e levou a uma série de paralisações de fábrica, desde o ano passado até o início deste ano. 

VEJA TAMBÉM

Nesse contexto, os carros usados com perfil “popular” passaram a atrair a preferência do brasileiro.  No ranking da Fenabrave dos 10 mais vendidos no mês de maio, metade já se encontra fora de produção. O três primeiros modelos da lista estão nessa situação.

Confira o ranking dos carros usados mais vendidos no mês de maio:

  1. VW Gol – 65.711
  2. Fiat Palio – 37.597
  3. Fiat Uno – 36.838
  4. Fiat Strada – 27.585
  5. Chevrolet Onix – 27.272
  6. Chevrolet Celta – 22.213
  7. Toyota Corolla – 21.739
  8. VW Fox – 20.649
  9. Ford Ka – 20.235
  10. Hyundai HB20 – 19.565

Preferência por carros antigos é uma má notícia 

Os carros usados mais "populares" e requisitados pelo brasileiro
Fiat Palio é o segundo na preferência do brasileiro (Foto: Divulgação/Stellantis)

Na opinião do presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., o envelhecimento da frota automotiva brasileira deve ser encarado como um fator preocupante. “Nossa preocupação é que quanto mais a frota envelhece, mais poluição e mais acidentes são causados”, afirma o executivo.

Uma vez que os carros mais novos atendem a legislações mais recentes e rigorosas referentes ao nível de poluentes gerados pela queima de combustível, a falta de renovação da frota é prejudicial para o meio ambiente.

O segundo ponto mencionado por Andreta Jr. está ligado ao nível de segurança dos automóveis de fabricação mais antiga. Os modelos mais novos entregam mais equipamentos de segurança – alguns deles, como airbags dianteiros e freios antiblocantes (ABS) são inclusive exigidos por lei. 

Dessa forma, os carros mais velhos tendem a se envolver em um maior número de acidentes, com resultados mais graves (lesões e mortes) para todos os usuários das vias públicas. 

Por isso, ao comprar um carro usado, siga as dicas que preparamos para você.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar