Os carros populares mais baratos do BR: Kwid ou Mobi, qual comprar?

Desde a última semana, quando os novos preços para carros populares passaram a vigorar no Brasil, uma disputa ganhou novamente os noticiários entre os hatches mais baratos do país. Quem leva a melhor: Renault Kwid ou Fiat Mobi?

Os carros populares mais baratos do BR: Kwid ou Mobi, qual comprar?
Kwid é o carro mais barato do Brasil há mais tempo (Foto: Divulgação)

Carros populares mais baratos do país

Renault Kwid e Fiat Mobi já eram os veículos mais baratos do Brasil antes mesmo da política de redução de preços que passou a vigorar desde o começo da última semana.

Desta forma, os modelos de entrada da Renault e Fiat são os mais acessíveis do mercado por R$ 58.990 (R$ 10 mil a menos do que uma semana atrás).

VEJA TAMBÉM

Com preço e características iguais ou pelo menos parecidos, é difícil definir um vitorioso nessa disputa que vem se tornando um clássico entre os hatches no Brasil.

No entanto, através das atribuições de cada um deles e perfil buscado pelo comprador, veja as especificações de cada um em suas versões de entrada, e assim, qual a melhor opção de compra entre os carros populares.

Os carros populares mais baratos do BR: Kwid ou Mobi, qual comprar?
Mobi tem atributos para superar o Kwid? (Foto: Divulgação)

Motorização

Um dos primeiros fatores pesquisados por quem busca opções de carro novo é o conjunto mecânico.

Nesse sentido, apesar de especificações distintas, ambos possuem motor 1.0 e câmbio manual nas versões de entrada Kwid Zen e Mobi Like.

O Renault Kwid conta com motor 1.0 Flex de três cilindros em linha e transmissão manual de cinco marchas, que gera 71 cv de potência máxima e torque de 10 kgfm com etanol.

Já o Fiat Mobi traz motor 1.0 Evo Flex, de quatro cilindros em linha e com transmissão manual de cinco marchas, capaz de 71 cv de potência e 9,7 kgfm de torque também com etanol. 

Consumo

Certamente o quanto cada carro pode gastar em termos de consumo de combustível influencia na decisão por Kwid ou Mobi.

O modelo da Renault faz, segundo a fabricante: 10,8 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina na cidade e 11 km/l com etanol e 15,7 km/l com gasolina na estrada.

Já o Fiat Mobi, com desempenho menor: 9,6 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina na cidade e 10,4 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina na estrada. 

Os carros populares mais baratos do BR: Kwid ou Mobi, qual comprar?
Kwid tem consumo mais aproveitável de 15,7 km/l com gasolina na estrada (Foto: Divulgação)

Itens de série

É nesse aspecto que a decisão pode pesar a favor de um e não o outro.

O Kwid possui ampla lista de itens de série com destaque para: airbags frontais e laterais, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, Isofix, monitoramento de pressão dos pneus e direção elétrica.

Além disso, traz: bancos com revestimentos em tecido, rádio com bluetooth, dois alto-falantes e portas USB, painel de instrumentos com mostradores em LED, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, sistema start & stop e tomadas de 12V.

Já o Fiat Mobi, vem de série com: airbags frontais e laterais, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, direção assistida, sinalizador de frenagem de emergência. 

Apesar do acabamento simples internamente, o Mobi traz itens de comodidade como: painel de instrumentos com iluminação a LED e display digital com tela de 3,5”, ar-condicionado, travas elétricas nas quatro portas, vidros elétricos dianteiros, direção assistida e tomada de 12V.

Dimensões e espaço

Outra vantagem para o Renault Kwid se dá através do capacidade volumétrica do porta-malas.

O modelo francês possui 290 litros de capacidade contra 200 litros do seu concorrente direto, o Fiat Mobi.

Em termos de dimensões, o Kwid possui 3,68 m de comprimento, 1,57 m de largura, 1,47 m de altura e 2,42 m de entre-eixos.

Já o Mobi: 3,59 m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,52 m de altura e 2,30 m de entre eixos.

Os carros populares mais baratos do BR: Kwid ou Mobi, qual comprar?
Modelos tem propostas semelhantes, mas detalhes distintos (Foto: Divulgação)

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar