Os carros híbridos e suas vantagens
Os carros híbridos têm caído no gosto do brasileiro, tanto que as vendas só crescem ano a ano. Descubra os motivos.
Os carros híbridos se mostram opções cada vez mais viáveis no mercado nacional. Em 2022, pouco mais de 49,2 mil unidades de eletrificados (incluindo carros híbridos e elétricos) foram vendidas no Brasil. Trata-se de uma alternativa que combina eficiência energética, baixo impacto ambiental e desempenho confiável.
Economia de combustível é maior em carros hibridos
Já temos no mercado brasileiro carros, como o Tiggo que fazem até 30,3 km/litro na cidade e 26,9 km/litro na estrada com gasolina. Se em um país que o preço dos combustíveis está nas alturas, essa características por si só já é relevante o suficiente para a compra de um híbrido. E ele não é um carrinho não. É SUV com dois motores combinados de 1.5 de 147 cv + 95 cv do eletrificado.
É um alto nível de economia de combustível graças aos recursos de regeneração de energia que ajudam a armazenar energia cinética gerada durante a frenagem. Essa energia cinética é transformada em energia elétrica transferida para o motor, por isso a maior eficiência a outros carros que funcionam somente com um motor de combustão interna.
Resolvem a desconfiança em relação aos modelos eletrificados
Muita gente não compra um eletrificado pelas restrições quanto a autonomia e o tempo de bateria. Os carros híbirdos vieram justamente para resolver essa problemática, principalmente os não plug-in, cuja tecnologia não exige carga já que o próprio sistema alimenta as baterias. Ainda assim os modelos plug-in estão cada vez mais eficientes, com tempo de carga menor.
Redução na emissão de CO2
Uma das principais vantagens dos híbridos é a redução da emissão de CO2, já que o motor elétrico contribui tanto na cadeia energética, como na redução da exigência do combustível mais poluente. Isso já reduz significativamente os danos gerados em relação a outros tipos de carros movidos a combustível fóssil.
Tecnologia embarcada
Infelizmente os híbridos 0 km são vendidos a partir de estão caros e por R$ 146.000 (Toyota Corolla Altis Hybrid). Este posicionamento de preço exige que o carro tenha uma série de itens superiores aos dos populares.
O Corolla Altis, por exemplo, conta com motor 1.8, o que gera 101 cv de potência, ar condicionado digital e dual zone, com filtro antipólen, banco com regulagem elétrica, Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC5), indicador de direção econômica no painel de instrumentos (Hybrid System, câmera de ré, entre outros recursos multimídia e de conectividade.
Menos impostos para carros híbridos
Outra vantagem dos carros híbridos é que eles podem reduzir o custo com impostos e outras taxas. Muitos governos oferecem incentivos fiscais para a compra de veículos híbridos. É o caso da Prefeitura de São Paulo, que chega a conceder até 50% de desconto no IPVA para veículos híbridos e elétricos, independentemente do preço do veículo.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.