Kombi, Fusca, Monza, Escort XR3, Omega, Corcel, Gol, Kadett, Palio, A3… a lista de veículos queridinhos dos brasileiros é enorme, e traz diversos modelos que nem são mais produzidos. Para relembrar alguns dos que mais fizeram sucesso, o Garagem 360 preparou esta galeria. Certamente você já teve ou sonhou em ter um dos carros retratados.
O Início da produção da VW Kombi se deu em setembro de 1957, com 50% de componentes nacionais – índice que passaria a 95% em 1961; um dos veículos mais amados pelos brasileiros, ela teve versões Standard, Luxo e Furgão, além da Pick-Up (feita de 1967 a 2000) e Pick-Up de cabine dupla (1981 a 1986) |Foto: Divulgação
Ao lançar o Fusca, em 1959, a Volkswagen atingiu o primeiro milhão de veículos produzidos em julho de 1970; dois anos depois, o modelo bateu o número histórico de um milhão de unidades vendidas no País|Foto: Divulgação
Em novembro de 1968, a Chevrolet lançou seu primeiro carro de passageiros produzido no Brasil: o Opala; três meses após sua estreia, ele já havia alcançado 750 mil unidades produzidas; em abril de 1991, para tristeza de muitos, saiu de linha|Foto: Divulgação
Em 1969, o mercado automotivo nacional recebeu o Ford Corcel; com linhas retas e faróis circulares, ele ficou em linha até 1986| Foto: RL GNZLZ via VisualHunt.com / CC BY-SA
Apresentada em 1973, a VW Brasília foi criada e desenvolvida por engenheiros e técnicos brasileiros, e seu nome era uma homenagem à capital do País; ao longo de nove anos de fabricação, teve 947 mil unidades vendidas por aqui |Foto: Divulgação
Em maio de 1973, a Ford mostrou pela primeira vez o Maverick; produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o clássico chegou às lojas com motor de oito cilindros; na pista, atingia 180 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 11 segundos| Foto: AutoCustom via Visual Hunt / CC BY-NC
Em maio de 1982, a Chevrolet lançou o Monza no Brasil; em fevereiro de 1990, foi a vez da estreia do novo Monza Classic SE 500 EF, com injeção eletrônica de combustível; um ano depois, a montadora comemorou a produção de 600 mil unidades do modelo |Foto: Divulgação
A Volkswagen lançou o Passat em 1974 e, nove anos depois, colocou à venda sua versão esportiva GTS Pointer (foto), que agradou em cheio os brasileiros; o modelo contava com suspensão recalibrada, rodas de liga leve e bancos dianteiros Recaro |Foto: Divulgação
Lançado em 1984, o Santana, segundo a Volkswagen, foi o primeiro carro nacional equipado com catalisador; o modelo também oferecia o sistema de freios ABS |Foto: Divulgação/Volkswagen
Em abril de 1989, a Chevrolet apresentou para a imprensa o Kadett; em 1992, foi a vez da versão conversível GSi, assinada pelo estúdio de design italiano Bertone |Foto: Divulgação
Em setembro de 1991, chegou ao mercado automotivo o Chevrolet Omega; sua produção nacional foi encerrada em julho de 1998 e, três meses depois, a montadora apresentou no Salão de São Paulo a nova geração do sedã, importado da Holdens, da Austrália |Foto: Reprodução
Em 1996, a Fiat lançou o Palio nas versões ED e EDX, ambas equipadas com motor 1.0 8V; este foi o primeiro carro mundial da marca italiana produzido no Brasil e, em 2011, após três reestilizações, foi nomeado Novo Palio |Foto: Divulgaçãon