Os 7 SUVs mais econômicos do Brasil para não errar na escolha

Veja quais os 7 SUVs mais econômicos do Brasil em 2024 e não erre na hora de escolher o mais interessante para o seu perfil.

Os SUVs se consolidaram como os preferidos dos brasileiros, mas com o preço dos combustíveis nas alturas será que vale a pena pegar um carro maior? Pensando nisso, separamos os 7 SUVs mais econômicos do Brasil.

Então, fique atento nas próximas linhas para encontrar o modelo ideal para seu bolso e estilo. Acompanhe!

Fiat Pulse no topo do ranking dos SUVs mais econômicos do Brasil – Foto: Divulgação

 

Quais os 5 SUVs mais econômicos do Brasil hoje?

Sem muita conversa, vamos aos SUVs mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro. 

Fiat Pulse 1.3 CVT

O Fiat Pulse com motor 1.3 de 107 cv com etanol associado ao câmbio CVT é o SUV mais econômico do Brasil entre os modelos 100% a combustão. Veja o consumo:

  • 8,8 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada (etanol).
  • 12,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada (gasolina)

Também é o mais barato entre os SUVs zero km e com maior eficiência energética, de 1,58 MJ/km. 

2. Renault Kardian

O recém-lançado Renault Kardian fica em segundo lugar no ranking dos SUVs mais econômicos. Equipado com o motor turbo TCe 1.0 de 3 cilindros de incríveis 125 cv. Veja o consumo:

  • 9,0 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada (etanol).
  • 13,1 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada (gasolina)

O Renault Kardian também se destaca por seu o consumo energético de 1,59 MJ/km. 

Renault Kardian – Foto: Divulgação

 

3. Honda HR-V 1.5 aspirado

O Honda HR-V equipado com o motor 1.5 de 116 cv e 15,5 kgfm de torque é o terceiro colocado entre os mais econômicos. Veja o consumo: 

  • 8,8  km/l na cidade e 9,8 km/l km/l na estrada (etanol).
  • 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (gasolina)

O HR-V possui consumo energético de 1,62 MJ/km. 

Honda HR-V – Foto: Nicole Santana/Garagem360

4. Fiat Pulse 1.0 turbo

 

Mais uma versão do Fiat Pulse no ranking dos mais econômicos. Dessa vez equipado com o motor 1.0 turbo, que mantém o bom desempenho econômico mesmo com a potência maior. Gera até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque. Veja o consumo:

  • 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (etanol)
  • 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (gasolina)

A eficiência energética é de 1,64 MJ/km

Fiat Pulse 1.0 Turbo – Foto: Niicole Santana/ Garagem360

5. Fiat Fastback 1.0 Turbo

Outro modelo da Fiat, o Fastback com motor 1.0 turbo (o mesmo do Pulse com 130cv e 20,4kgfm) também deu as caras por aqui. Veja o consumo:

  • 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (etanol)
  • 11,9 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada (gasolina)

O Fiat Fastback 1.0 turbo se assemelha ao Pulse também na eficiência energética, com 1,65 MJ/km.

Fiat Fastback 1.0 Turbo – Foto: Divulgação

6. Volkswagen T-Cross 200 TSI

O SUV mais vendido do Brasil em 2023 só aparece na sexta posição. Mas o que ele perde em consumo, ganha em potência. O motor 1.0 turbo gera 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, além de 20,4 kgfm (qualquer combustível). 

  • 8,2 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada (etanol)
  • 10,1 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada (gasolina)

A eficiência energética é de 1,67 MJ/km

VW T-Cross – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

7. Volkswagen Nivus 200 TSI

Mais um SUV da VW, o Nivus, que partilha do mesmo motor do T-Cross. E como tal tem o mesmo desempenho: 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, além de 20,4 kgfm (qualquer combustível). No entanto, o consumo é ligeiramente maior:

  • 8,2 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada (etanol)
  • 9,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada (gasolina)

A eficiência energética é de 1,59 MJ/km

VW Nivus – Divulgação

Os dados foram retirados do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do Inmetro, que mede a eficiência energética dos carros vendidos no país.

A eficiência energética (ou consumo energético) apresentado Mega Joules por quilômetro (MJ/Km) indica o quanto efetivamente o veículo gasta ao rodar. Quanto menor for essa medida, mais econômico é o veículo. 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile