Os 5 SUVs compactos mais econômicos para gastar menos com combustíveis
Veja quais são os 5 SUVs compactos mais econômicos do país quando o assunto é economia de combustível de acordo com o PBEV, confira.
Encher o tanque de combustível no Brasil deixou de ser uma tarefa fácil há um bom tempo. Além disso, a situação piora para modelos que não tem a economia de combustível como principal fator. Dessa forma, veja os 5 SUVs compactos mais econômicos para acertar na escolha.
Os 5 SUVs compactos mais econômicos do país: Chevrolet Tracker e Fiat Pulse dominam o ranking
Não é mistério para ninguém como os SUVs compactos estão caindo no gosto do consumidor brasileiro. Nomes como Jeep Renegade, Hyundai Creta e até recentes lançamentos como Fiat Pulse estão em constante ascensão.
No entanto, outro fato importante de destacar é que a categoria não é marcada por um bom desempenho em consumo de combustível. Esse fator pode ser melhor representado entre os hatches e sedãs.
Dessa forma, se você pensa em adquirir um utilitário esportivo em 2022 mas não abre mão da economia de combustível – ainda mais em tempos onde a gasolina pode chegar a valores mais altos após o aumento do petróleo – veja quais são os 5 SUVs mais econômicos do mercado em 2022.
Para a lista foram usados os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veícular, o PBEV do Inmetro. Além disso, não foram considerados modelos a diesel. No caso dos veículos flex, a gasolina foi classificada como combustível principal.
Chevrolet Tracker LTZ 1.0 Turbo AT é o quinto SUV compacoto mais econômico
É um fato que a tecnologia turbo auxiliou o desenvolvimento de motores potentes e econômicos. Entre eles está o Chevrolet Tracker na versão LTZ 1.0 Turbo automática. A configuração tem um consumo médio combinado (entre cidade e estrada) de 12,6 km/l de acordo com o Inmetro.
Na cidade, o SUV faz 8,1 km/l e 9,4 km/l na estrada com etanol. Com gasolina os dados são de 11,7 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.
Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo automático também entra na top 5
A Chevrolet sempre se destaca nas listas de carros econômicos sendo representada por mais de uma versão, e nesse caso não é diferente. O quarto lugar fica por conta de outra versão da Tracker, a LT 1.0 Turbo automática.
Nesse caso o modelo tem um consumo médio combinado de 12,8 km/l com gasolina. Com etanol, o modelo faz 8,2 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. Com gasolina os dados são de 11,9 km/k na cidade e 13,7 km/l na estrada.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
Fiat Pulse lidera o top três dos SUVs compactos mais econômicos
Se a Tracker te surpreendeu ocupando as duas últimas posições, saiba que o Fiat Pulse, primeiro SUV da marca vendido no mercado nacional é o responsável por integrar o top 3 dos SUVs compactos mais econômicos do país em 2022.
O Pulse na versão Turbo 200 CVT fica em terceiro lugar com um consumo médio combinado de 13,3 km/l com gasolina. Na cidade o combustível faz 12 km/l e na estrada 14,6 km/l. Já com etanol o consumo é de 8,5 km/l e 10 km/l, respectivamente.
O segundo lugar fica por conta da versão com motor 1.3 aspirado e câmbio CVT. Nessa configuração o modelo tem um consumo combinado de 13,6 km/l quando abastecido com gasolina.
Na cidade ele faz 9,2 km/l e 10,4 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina os consumo é de 12,9 km/l e 14,3 km/l, respectivamente.
Por fim, o SUV compacto mais econômico do Brasil é o Fiat Pulse 1.3 aspirado com câmbio manual. Nesse caso, o consumo combinado é de 13.6 km/l.
Na cidade ele faz 9,1 km/l com etanol e 10,1 km/l na estrada com o mesmo combustível. Com gasolina o resultado é de 12,6 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.