Os 5 carros 1.0 mais econômicos do Brasil; lista completa

A maioria dos carros 1.0 podem apresentar um baixo consumo de combustível. Veja então uma lista com os 5 carros 1.0 mais econômicos do Brasil

Qual é a primeira coisa que você pensa quando alguém te fala sobe carros 1.0? Muitos vão associá-los a carros que são mais baratos e econômicos. E estas respostas estão certas. Desde os anos 90, este tipo de carro faz bastante sucesso por aqui. A maioria deles podem apresentar um baixo consumo de combustível. Pensando nisso, trazemos para você quais são os 5 carros 1.0 mais econômicos do Brasil.

E eles trazem um protagonismo a mais atualmente. Os preços dos combustíveis não param de crescer no Brasil. Em alguns lugares, o preço do litro da gasolina está custando mais de R$ 7. Para fazer esta lista, levamos em conta os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. Aqui, todos tiraram uma nota “A” de cosumo.

Foto: Pixabay.com

Os 5 carros 1.0 mais econômicos do Brasil; lista completa

1º – Chevrolet Onix Plus 1.0 (manual)

Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O carro 1.0 mais econômico do Brasil é o Chevrolet Onix Plus. Este carro foi lançado em 2019 junto com a segunda geração do Chevrolet Onix hatch. Comparado com seu antecessor, Prisma, o carro ficou maior e ficou mais tecnológico. Sem falar que tem o porta-malas de 500 litros como principal atributo. Ele termina este ranking na frente por ter um consumo energético de 1,34 MJ/km.

Neste caso, o Inmetro está falando da versão com motor 1.0 aspirado 12V Flex. Este pode gerar uma potência de 82 cv (etanol) ou 78 cv (gasolina) a 6.400 rpm e torque de 10,6 kgfm (etanol) ou 9,6 kgfm a 4.100 rpm. Ele usa um câmbio manual de seis velocidades. Ele só está disponível na versão LT (a partir de R$ 75.490).

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 14,3 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)
  • Estrada: 17,7 km/l (gasolina) e 12,5 km/l (etanol)
  • Consumo energético: 1,34 MJ/km

2º – Renault Kwid 1.0

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

Na segunda posição está o sub-compacto Renault Kwid. Este veículo está sendo feito em São José dos Pinhais-PR desde seu lançamento. Custando a partir de R$ 48.790, a gama de versões é composta por quatro versões. Sendo que a mais completa (Outsider) consome um pouco mais de combustível. Este veículo tem como principal destaque a praticidade. Sem falar do bom consumo de combustível.

Só para ter uma ideia, seu consumo energético é de 1,39 MJ/km. Todas as versões estão equipadas com o propulsor 1.0 12V SCe. Ele pode gerar uma potência máxima de 70 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. A transmissão será sempre a manual de cinco velocidades.

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 14,9 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 15,6 km/l (gasolina) e 10,8 km/l (etanol)
  • Consumo energético: 1,39 MJ/km

3º – Chevrolet Onix 1.0

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação/Chevrolet)

A medalha de bronze vai para o Chevrolet Onix hatch. Do mesmo modo que o modelo três volumes, este aqui também foi apresentado há dois anos. Já no ano passado, o dois volumes terminou o ano como o carro mais vendido do País. Quem aparece neste ranking é o modelo 1.0 aspirado. As informações técnicas são as mesmas do Onix Plus.

No entanto, seu consumo energético é um pouco maior (1,39 MJ/km). Este propulsor está disponível em duas versões: uma sem nome específico (a partir de R$ 69.290) e a LT (a partir de R$ 71.690).

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 14,9 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 15,6 km/l (gasolina) e 10,8 km/l (etanol)
  • Consumo energético: 1,39 MJ/km

4º – Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo

Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Já vimos que tanto o Chevrolet Onix quanto o Chevrolet Onix Plus foram lançados juntos. No entanto, a grande novidade não foi o motor 1.0 aspirado. O motor 1.0 turbo de três cilindros chegou para dar mais potência e eficiência ao modelo. E parece que conseguiu. Acoplado a uma transmissão manual de seis marchas, ele consegue entregar um consumo energético de 1,41 MJ/km.

Lembrando que este motor pode gerar uma potência máxima de 116 cv a 5.500 rpm e torque de 16,8 kgfm (etanol) ou 16,3 kgfm (gasolina) a 2.000 rpm. Esta combinação está presente nas versões LT (R$ 83.190) e LTZ (R$ 87.190).

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 13,7 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)
  • Estrada: 17 km/l (gasolina) e 12,2 km/l (etanol)
  • Consumo energético: 1,41 MJ/km

5º – Hyundai HB20S 1.0 TGDI

Hyundai HB20S Turbo (Foto: Divulgação/Hyundai)

Por fim, mais uma marca que aposta em um propulsor 1.0 turbo. O Hyundai HB20S é o principal concorrente do Chevrolet Onix Plus. Uma curiosidade é que ele (e o HB20 hatch) também foram lançados em 2019. Mas as mudanças foram menos radicais aqui. Apesar do modelo sul-coreano ter recebido um novo visual e uma reforma no interior. Este é um carro com entre-eixos de 2.530 mm e porta-malas de 475 litros.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Sob o capõ está o já conhecido 1.0 TGDI Flex (também usado no HB20 e no Creta). Ele pode gerar uma potência de 120 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 17,5 kgfm a 1.500 rpm. O consumo energético de 1,43 MJ/km foi registrado no modelo Platinum (R$ 85.490) que pode ser equipado com a transmissão manual de seis velocidades.

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 13,6 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol)
  • Estrada: 16 km/l (gasolina) e 11,6 km/l (etanol)
  • Consumo energético: 1,43 MJ/km
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile