Os 3 tipos mais comuns de carregadores de carros elétricos: saiba o melhor para você

Você sabia que existem diferentes tipos de carregadores de carros elétricos e que cada um deles é indicado para situações específicas? É preciso prestar bastante atenção nisso.

O que acontece é que, ainda que um carregador seja compatível para determinado carro, é necessário tomar alguns cuidados quanto ao uso, afinal, ele pode nem sempre ser uma boa opção.

Que tal entender isso melhor? Acompanhe o Garagem360 e veja!

Quais são os tipos mais comuns de carregadores de carros elétricos?

  • Carregador portátil
  • Carregador residencial
  • Carregador comercial

É importante destacar que todos eles têm a mesma função: fornecer carga para a bateria dos automóveis eletrificados. Entretanto, pode não ser tão interessante utilizá-los em determinadas situações.

Thiago Castilha, diretor da E-Wolf, empresa que oferece soluções completas para eletromobilidade, explica que o que acontece é que a forma de uso de cada um deles pode influenciar na preservação da vida útil da bateria, e alguns casos, evitar possíveis situações de risco aos condutores.

Mas calma! Isso não quer dizer que se você usar algum deles em outras situações, fora as recomendadas, o carro vai explodir ou algo de pior pode acontecer: são apenas orientações para garantir que eles funcionem da melhor forma possível.

Veja também: Donos de carros elétricos da Tesla revelam truque para carregar modelos bem mais rápido

Quando é recomendado usar o carregador portátil de carro elétrico?

Normalmente, esse tipo de carregador é o mais escolhido pelo público, e isso acontece por diversos motivos. Além de econômico, ele também é extremamente prática.

Por outro lado, o indicado é que seu uso aconteça somente em situações emergenciais, como por exemplo, quando o carro descarregar longe de um ponto de recarga.

Quando é recomendado usar o carregador residencial para carro elétrico?

Os carregadores residenciais são uma mão na roda para quem tem um carro elétrico, e pode-se dizer que eles são indispensáveis para rodar com um automóvel desses.

Isso porque eles são instalados nas paredes das casas ou em condomínios, a fim de garantir que os condutores possam recarregar seus veículos quando for necessário.

Eles são recomendados para o uso diário. Ou seja, seguindo as orientações adequadas do fabricante, não há o que temer.

Quando é recomendado usar carregador comercial para carro elétrico?

Os carregadores comerciais têm uma função simples: possibilitar que os condutores recarreguem seus automóveis em qualquer lugar (desde que haja um ponto).

Normalmente, são encontrados em shoppings, grandes empresas e afins. Eles proporcionam o uso rápido e garantem a autonomia necessária para que o motorista volte para casa em segurança.

Por fim, vale destacar que esses carregadores são mais recomendados do que os portáteis.

Aproveite para conferir: Chineses e eletrificados: BYD Song Plus ou GWM Haval H6, qual SUV híbrido comprar?

Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile