Os 10 carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2021

A Associcação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) divulgou a lista dos 10 carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2021. Saiba mais!

No último ano, a quantidade de opções de carros elétricos aumentou consideravelmente. O que cresceu também foi o número de veículos com este tipo de eletrificação nas ruas. Não é a toa que o número de veículos deste tipo bateu recorde no ano passaoo. Quem diz isso são os dados da Associcação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Dentre os veículos, os principais destaques foram o Nissan Leaf. Veja aqui os carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2021.

Os dados foram divulgados pela entidade na última semana. De acordo com ela, foram comercializados 2.851 unidades vendidas durante o último ano. Este número representa um aumento de 256% com relação ao ano de 2020. No caso, o ano anterior terminou com 801 unidades licenciadas. Lembrando que o total de carros eletrificados (elétricos ou híbridos) foi de 34.990 unidades. Um recordo histórico.

Porsche Taycan GTS (Foto: Divulgação/Porsche)

Os 10 carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2021

E foi um ano bastante movimentado no setor. Tivemos o lançamento de modelos bastante importantes. A JAC Motors, por exemplo, mostrou o pequeno E-JS1. Custando a partir R$ 164.900, o modelo é um dos mais baratos da categoria. Já as marcas da Stellantis mostraram alguns modelos interessantes, como o Fiat 500e, o Peugeot e-208 GT e o furgão Citroën ë-Jumpy.

Pensando em veículos de marcas premium, os principais destaques foram o Audi RS e-tron e o Volvo XC40 Pure Electric. A ABVE também divulgou a lista dos 10 carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2021. E o primeiro colocado foi o Nissan Leaf. Ele teve 439 unidades vendidas. A atual geração do modelo teve sua segunda geração lançada aqui no Brasil no ano de 2019. Ele traz um motor elétrico de 149 cv de potência.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Volvo XC40 Pure Electric (Foto: Divulgação/Volvo)

Já a sua autonomia é de 389 km (ciclo NEDC). O carro japonês está custando a partir de R$ 297.140. Atrás dele vem o Porsche Taycan. O sedã-Cupê de alto desempenho teve 379 unidades comercializadas. Este carro está sendo vendido em cinco versões diferentes (Taycan, 4S, Turbo, S e GTS). Sem falar da configuração Cross Turismo. Lembrando que o modelo S tem uma potência máxima de 761 cv (overboost com controle de largada).

Quem fecha o pódio é uma das novidades do mercado. O Volvo XC40 elétrico (XC40 Pure Electric) chegou ao País para ser uma opção ao modelo Plug-In Hybrid. No entanto, só ele está sendo vendido pela marca agora. O veículo tem motor de 408 cv de potência e pode rodar por 418 km. E ele já se destaca nas vendas. Desde que suas vendas começaram, ele teve 375 unidades vendidas. Quem fecha o top 5 é o Mini Cooper SE (313 unidades) e o Audi e-tron (252 unidades).

Veja os 10 carros elétricos mais vendidos do Brasil

Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

  • 1º – Nissan Leaf = 439 unidades
  • 2º – Porsche Taycan = 379 unidades
  • 3º – Volvo XC40 elétrico = 375 unidades
  • 4º – MINI Cooper SE = 313 unidades
  • 5º – Audi e-tron = 252 unidades
  • 6º – BMW i3 BEV 120AH = 159 unidades
  • 7º – Fiat 500e = 146 unidades
  • 8º – Chevrolet Bolt = 132 unidades
  • 9º – BYD ET3 = 124 unidades
  • 10º – Renault Kangoo = 120 unidades

Carros híbridos

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

A ABVE também divulgou os números de vendas de carros híbridos em 2021. De acordo com ela, foram comercializadas 20.678 unidades de carros híbridos (HEV). Enquanto isso, o número de carros elétricos Plug-in Hybrid foi de 11.461. A entidade divulgou a lista dos carros mais vendidos nesta categoria. A Toyota ocupa as duas primeiras posições. O Corolla Cross teve 11.027 unidades vendidas. Já o Corolla sedã teve 7.921 unidades emplacadas. Quem fecha o pódio é o Volvo XC60 (3.366 unidades vendidas).

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile