Opinião: Vettel encerra jejum e reencontra a vitória no GP de Cingapura

Depois de mais de 20 corridas sem vencer, enfim Sebastian Vettel voltou ao lugar mais alto do pódio no GP de Cingapura. Na base da estratégia...

Depois de mais de 20 corridas sem vencer, enfim Sebastian Vettel voltou ao lugar mais alto do pódio no GP de Cingapura. Na base da estratégia e guiando como nos velhos tempos, o alemão se deu melhor na janela das paradas e se segurou na ponta. Pole position, Charles Leclerc teve que se contentar com o segundo lugar, completando a dobradinha da Ferrari. Max Verstappen, o terceiro, garantiu mais um pódio para a Red Bull.

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GP de Cingapura: destaques

Se os ponteiros largaram sem grandes sustos, mais atrás alguns pilotos não tiveram a mesma sorte. A Renault de Nico Hulkenberg furou um pneu da McLaren de Carlos Sainz logo nas primeiras curvas, jogando o espanhol para o final do grid e obrigando os dois a irem para o pit stop. Enquanto isso, Vettel ameaçou tomar o segundo lugar de Lewis Hamilton, mas os dois seguiram dessa forma até a janela das trocas de pneus.

Na volta 19, Vettel e Verstappen foram para os boxes, sendo os primeiros dentre os ponteiros a realizarem a troca dos compostos. Lá na frente, Hamilton encostava em Leclerc, mas ambos estavam em um ritmo lento, o que acabou sendo crucial para o pulo do gato da Ferrari de Sebastian.

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Charles entrou para os boxes na volta 20. Enquanto isso, Vettel voava na pista e pulou na frente do monegasco. Apagada, a Mercedes tentou uma estratégia diferente, demorando para chamar seus pilotos para os boxes. Valtteri Bottas só entrou na volta 22, enquanto Hamilton parou apenas no 26º giro.

A estratégia diferente dos prateados não surtiu efeito e fez Lewis cair de segundo para quarto. Nem mesmo a entrada do safety car ajudou a dupla da Mercedes. E olha que foram três intervenções do carro de segurança: na volta 34, quando a Williams de George Russell estampou o muro após uma disputa com a Hass de Romain Grosjean, no giro 42, quando a Racing Point de Sergio Perez quebrou no meio da pista, e na volta 49, quando Danill Kvyat acertou sua Toro Rosso na Alfa Romeo de Kimi Raikkonen.

Mesmo com todo mundo próximo nas voltas finais, ninguém conseguiu superar Vettel, que abriu uma pequena folga de seu companheiro antes de cruzar a linha de chegada primeiro que todo mundo.

Resultados

Abaixo, confira o resultado final do GP de Cingapura deste ano. Ninguém levou o ponto extra de volta mais rápida, já que Kevin Magnussen, autor do giro mais veloz da corrida, não terminou entre os 10 primeiros.

POS NO DRIVER CAR LAPS TIME/RETIRED PTS
1 5 Sebastian Vettel FERRARI 61 1:58:33.667 25
2 16 Charles Leclerc FERRARI 61 +2.641s 18
3 33 Max Verstappen RED BULL RACING HONDA 61 +3.821s 15
4 44 Lewis Hamilton MERCEDES 61 +4.608s 12
5 77 Valtteri Bottas MERCEDES 61 +6.119s 10
6 23 Alexander Albon RED BULL RACING HONDA 61 +11.663s 8
7 4 Lando Norris MCLAREN RENAULT 61 +14.769s 6
8 10 Pierre Gasly SCUDERIA TORO ROSSO HONDA 61 +15.547s 4
9 27 Nico Hulkenberg RENAULT 61 +16.718s 2
10 99 Antonio Giovinazzi ALFA ROMEO RACING FERRARI 61 +27.855s 1
11 8 Romain Grosjean HAAS FERRARI 61 +35.436s 0
12 55 Carlos Sainz MCLAREN RENAULT 61 +35.974s 0
13 18 Lance Stroll RACING POINT BWT MERCEDES 61 +36.419s 0
14 3 Daniel Ricciardo RENAULT 61 +37.660s 0
15 26 Daniil Kvyat SCUDERIA TORO ROSSO HONDA 61 +38.178s 0
16 88 Robert Kubica WILLIAMS MERCEDES 61 +47.024s 0
17 20 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 61 +86.522s 0
NC 7 Kimi Räikkönen ALFA ROMEO RACING FERRARI 49 DNF 0
NC 11 Sergio Perez RACING POINT BWT MERCEDES 42 DNF 0
NC 63 George Russell WILLIAMS MERCEDES 34 DNF 0

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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