Opinião: Lewis Hamilton vence na casa da Ferrari e é o grande favorito ao penta

Pela forma como está guiando em 2018, somente um desastre tira o quinto título das mãos de Lewis Hamilton. O inglês venceu o GP da Itália neste domingo (2).

Pela forma como está guiando em 2018, somente um desastre tira o quinto título das mãos de Lewis Hamilton. O inglês venceu o GP da Itália neste domingo (2), abriu 30 pontos na liderança e comprovou que faz uma das melhores temporadas de sua carreira. Pole e agora detentor do tempo mais rápido da história do autódromo de Monza, Kimi Räikkönen teve que se contentar com o segundo posto. Valtteri Bottas completou o pódio em terceiro com sua Mercedes.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

A vida de Sebastian Vettel se complicou logo nos primeiros metros de prova. Ele até conseguiu segurar bem o ímpeto de Hamilton na primeira curva. Porém, o inglês deu o bote no alemão na segunda variante e se colocou do lado de fora da curva. Espremido do lado de dentro, o alemão da Ferrari tentou manter-se emparelhado com o britânico, mas acabou tocando no carro prateado, rodou e foi parar no final do grid.

Räikkönen conseguiu se manter na ponta durante boa parte da corrida, mas perdeu a chance de voltar a vencer após cinco anos. Acontece que o finlandês foi chamado muito cedo para sua parada. A Ferrari o chamou na volta 20 para trocar os pneus, enquanto Hamilton só parou oito giros mais tarde.

Bote do inglês

Com isso, ficou claro que o tetracampeão da Mercedes teria vantagem no final da prova. E foi justamente o que aconteceu. Na volta 45, Hamilton deu o bote certeiro, fez uma bela ultrapassagem e disparou na ponta. Com os pneus bem desgastados, Räikkönen nada pôde fazer e precisou poupar seus compostos para chegar até o final da corrida.

LEIA MAIS: Audi inicia produção do e-tron, SUV totalmente elétrico

Niki Lauda e suas cias aéreas: quando um campeão da F1 resolveu trocar o volante pelo manche

Vettel terminou em quinto na pista, mas acabou herdando a quarta colocação por conta da punição de Verstappen. O holandês da Red Bull foi o terceiro na pista, mas recebeu a penalidade de cinco segundos por bater com o Bottas em uma tentativa de ultrapassagem do finlandês.

Campeonato

A vitória fez com que Hamilton chegasse aos 256 pontos. Vettel, em segundo, tem 226 tentos. Restando apenas sete provas, a situação está muito favorável ao inglês, que tem conseguido boas atuações nesta temporada e tem sido extremamente consistente. Com um carro muito confiável e vivendo uma das melhores fases da carreira, o inglês é o grande favorito ao quinto título e tem tudo para igualar o número de conquistas de Juan Manuel Fangio ao final da temporada.

Abaixo, confira como ficou a classificação final do GP da Itália de 2018.

Classificação final GP da Itália 2018 |Foto: Reprodução/F1.com

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile