Opinião: Lewis Hamilton vence em casa e esquenta de vez briga pelo título
Lewis Hamilton fez barba, cabelo e bigode no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Formula 1. Em casa, o inglês venceu pela quarta vez consecutiva, e igualou o recorde de cinco vitórias na Inglaterra de Jim Clark. De quebra, o piloto da Mercedes foi premiado com o furo no pneu da Ferrari de Sebastian Vettel na última volta.
Com isso, o líder do campeonato encerrou a prova em sétimo lugar e viu ruir sua vantagem de 20 pontos. Agora, Sebastian só está um ponto na frente de Lewis (177 a 176). Se o campeonato já estava agitado, agora a disputa vai esquentar mais do que nunca entre os multicampeões.
LEIA MAIS: Encontro reúne carros clássicos em São Bernardo do Campo; veja fotos
BMW confirma entrada como equipe de fábrica na Formula E em 2018
Embora a briga pelo título de pilotos esteja acirrada, o GP britânico foi bem morno. Pole position, Hamilton largou bem e liderou a prova de ponta a ponta. Não foi ameaçado por ninguém em momento algum. Seu domínio foi tanto que ele também marcou a volta mais rápida da corrida. Seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, fez uma corrida de recuperação após largar em nono, devido a uma punição pela troca do câmbio de sua Mercedes. Seu segundo lugar foi a prova que ele segue vivo na disputa pelo título, embora esteja mais distante, com 154 pontos.
Na Ferrari, Raikkonen foi melhor que Vettel durante todo o final de semana, sendo corado com um terceiro lugar e uma subida ao pódio. Apesar de sair da Inglaterra com um troféu, o finlandês poderia ter ficado em segundo, se não fosse um furo em seu pneu a três voltas para o final da corrida. O alemão quase herdou o pódio de seu companheiro, mas no último giro seu pneu também furou e ele teve que se contentar com o sétimo lugar.
Próximos capítulos
Vettel está em uma situação complicada no campeonato. Embora siga como líder, ele não vence desde o GP de Mônaco, disputado no final de maio, e precisa recuperar o rumo das vitórias caso queira conquistar o quinto título. Já Hamilton, parece estar em uma ascensão, principalmente porque a próxima corrida é na Hungria, onde o tricampeão sempre tem um bom desempenho.
Tudo segue em aberto e se os dois favoritos bobearem, Bottas está em um bom momento e pode surpreender os atuais líderes.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.