Opinião GP da Malásia: Verstappen afasta maré de azar e vence prova marcada pela recuperação de Vettel

Em uma prova movimentada, Max Verstappen espantou os azares dos abandonos recentes e venceu de forma soberana o GP da Malásia.

Em uma prova movimentada, Max Verstappen espantou os azares dos abandonos recentes e venceu de forma soberana o GP da Malásia. Um dia após completar 20 anos, o holandês da Red Bull ultrapassou o pole position Lewis Hamilton na volta 4, assumiu a ponta e não perdeu mais o posto. O inglês, por sua vez, se manteve em segundo até o final e fechou o pódio junto com Daniel Ricciardo, que foi o terceiro.

LEIA MAIS: Vídeo: Porsche 911 GT2 RS quebra recorde da marca em Nürburgring Nordschleife

Boletim técnico: aprenda a escolher uma boa oficina mecânica

Desde o sábado, uma maré inacreditável de falhas assombrou a Ferrari. Vice-líder do campeonato, Sebastian Vettel não conseguiu se classificar e saiu em último após seu carro apresentar um problema no turbo. No dia da corrida foi a vez de seu companheiro herdar o azar. Kimi Raikkonen, que era o segundo no grid, não conseguiu largar por conta do mesmo defeito e teve seu carro empurrado de volta aos boxes.

Com o abando do finlandês, os dois pilotos da Red Bull foram os principais beneficiados. Porém, Valtteri Bottas largou bem com sua Mercedes e chegou a disputar a segunda colocação na largada. Não conseguiu e caiu de rendimento ao longo da prova, terminando em quinto.

Vettel inspirado

Todo o azar de Vettel no sábado fez com que o alemão tivesse um de seus maiores desempenhos da história. Largando em último, na volta 3 ele já estava em 11º. Embora tenha perdido um pouco de tempo atrás da McLaren de Fernando Alonso, o tetracampeão seguiu ganhando posições e na volta 21 já era o quinto, atrás de Bottas.

Seu ritmo era bom, mas a Ferrari decidiu arriscar uma estratégia diferente, chamando o carro nº 5 para o pitstop na volta 28. A Mercedes chamou Valtteri na volta seguinte, mas Vettel já havia ganhado o quarto lugar. Ele até se aproximou de Ricciardo para disputar um lugar no pódio, mas o australiano estava com pneus mais conservados e o alemão teve de se contentar com o quarto posto.

Hamilton com a mão na taça

Em momento algum Lewis Hamilton ameaçou brigar pela liderança. Isso significa que o inglês vai adotar a mesma estratégia de Nico Rosberg no ano passado, a de jogar com o regulamento embaixo do braço. O inglês saiu da Malásia com 34 pontos de vantagem para Vettel (281 a 247 pontos) e se terminar todas as cinco provas na frente do alemão, é campeão antes da última etapa.

O cenário é completamente favorável ao piloto da Mercedes, mas o tetracampeão ferrarista já virou o jogo em dois de seus títulos – em 2010 e em 2012, ambos contra Alonso. O próximo capitulo da disputa será neste domingo, no GP do Japão, e pode representar o início de uma recuperação fantástica, ou praticamente encerrar o campeonato.

Resultados GP da Malásia 2017 |Foto: Reprodução/F1.com

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA