Opinião: Bottas larga bem, vence GP do Japão e ajuda Mercedes a faturar o hexa
O suposto favoritismo da Ferrari no GP do Japão durou poucos metros. Após garantir a primeira fila na classificação, o time italiano viu seus dois pilotos.
O suposto favoritismo da Ferrari no GP do Japão durou poucos metros. Após garantir a primeira fila na classificação, o time italiano viu seus dois pilotos largarem mal e perderem a ponta antes da primeira curva. Pole, Sebastian Vettel queimou a largada e depois demorou para partir. Já Charles Leclerc se enroscou com a Red Bull de Max Verstappen e caiu para o final do grid, além de ser punido. Valtteri Bottas, que não tem nada a ver com essa trapalhada toda, largou bem, pulou para a ponta e se manteve até o final da corrida.
Com a vitória de Bottas e o terceiro lugar de Lewis Hamilton, a Mercedes garantiu o sexto título consecutivo de construtores. O próprio Hamilton também está próximo de ser hexa, já que saiu do Japão com 64 pontos de vantagem para seu companheiro de equipe. Com isso, o britânico precisa de mais 41 pontos, dos 104 ainda em disputa, para fechar a conta e passar a régua. Uma vitória e um terceiro lugar nas duas próximas corridas, resultados totalmente possíveis para Lewis, são suficientes para o inglês garantir a sexta taça. É questão de tempo.
GP do Japão: corrida das trapalhadas
Após a classificação ser adiada por conta de um dos maiores tufões da história do Japão, a corrida aconteceu sem nenhuma intervenção climática. Mesmo assim, alguns fatos inusitados marcaram a corrida. A já comentada largada da Ferrari foi uma delas. Leclerc, o maior prejudicado, ainda correu por três voltas com a asa dianteira danificada. Por conta da colisão com Verstappen, que acabou abandonando a corrida, Charles também perdeu o retrovisor esquerdo. Hamilton foi outro afetado pelos destroços do monegasco da Ferrari, já que o seu espelho direito foi arrancado por um pedaço da asa do carro italiano.
Outro ponto que merce ser mencionado, mas que não foi bem uma trapalhada, foi a estratégia da Mercedes. Bottas, líder desde o começo, foi chamado para fazer o pit stop na volta 16, tudo para evitar que Vettel, que parou no giro anterior, passasse o finlandês. Com isso, os dois fariam uma segunda parada. Hamilton entrou nos pits apenas na 21ª volta e parecia caminhar para apenas uma parada.
Conforme previsto, Vettel e Bottas voltaram para os boxes nas voltas 31 e 36, respectivamente, voltando atrás de Hamilton. E tudo indicava que o britânico iria conseguiu mais uma vitória, já que dizia que os pneus estavam bons, além de ter um desempenho aceitável. Mas na volta 42 ele foi chamado novamente para fazer o segundo pit stop, dando a vitória para a Bottas. Lewis ainda perdeu o segundo lugar e precisou se contentar com o terceiro posto.
Perez bate, mas pontua
Para encerrar as presepadas, Sergio Perez bateu sua Racing Point na última volta, após disputar a oitava posição com a Toro Rosso de Pierre Gasly. Porém, mesmo fora da corrida, o mexicano conseguiu garantir os dois pontos do nono lugar. Isso aconteceu pois houve um problema com o painel eletrônico das posições na última volta da corrida. Nesse caso, o regulamento prevê que o resultado final seja o da volta anterior. Perez ainda estava na prova na 52ª volta e, por isso, acabou ficando o nono lugar, mesmo não tendo terminado o GP.
A seguir, confira como ficou a classificação final do GP do Japão.
POS | DRIVER | TIME/RETIRED | PTS |
---|---|---|---|
1 | 1:21:46.755 | 25 | |
2 | +13.343s | 18 | |
3 | +13.858s | 16 | |
4 | +59.537s | 12 | |
5 | +69.101s | 10 | |
6 | +1 lap | 8 | |
7 | +1 lap | 6 | |
8 | +1 lap | 4 | |
9 | +1 lap | 2 | |
10 | +1 lap | 1 | |
11 | +1 lap | 0 | |
12 | +1 lap | 0 | |
13 | +1 lap | 0 | |
14 | +1 lap | 0 | |
15 | +1 lap | 0 | |
16 | +1 lap | 0 | |
17 | +1 lap | 0 | |
18 | +2 laps | 0 | |
19 | +2 laps | 0 | |
NC | DNF | 0 |
OBS: Lewis Hamilton fez a volta mais rápida e garantiu o ponto extra. Charles Leclerc terminou em sexto, mas foi punido em 15 segundos e perdeu uma posição.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.