Operação interdita posto por irregularidade no combustível

Realizada, na terça-feira (14), a 23ª etapa da Operação Combustível Limpo constatou irregularidades em todos os três postos fiscalizados.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), o Procon-SP e a Polícia Civil realizaram, nesta terça-feira (14), a 23ª etapa da Operação Combustível Limpo na capital paulista. Equipes dos órgãos fiscalizaram três postos de combustíveis nos bairros Vila Suzana, Vila Morumbi e Jardim Vazani. Em todos eles, foram constatadas irregularidades.

Ao término da fiscalização, dois postos foram autuados e um completamente interditado, com as bombas irregulares lacradas.

Veja quais irregularidades foram constatadas no combustível

fim às fraudes de bombas de combustível

Imagem ilustrativa (Foto: Terra)

Entre as irregularidades encontradas nos postos, as equipes constataram:

  • Prejuízo ao consumidor por abastecer menos do que o valor pago;
  • Desconformidade da gasolina comum, que apresentou 37% de teor de etanol;
  • Atuação sem a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP);  
  • Violação dos pontos de selagem das bombas; 
  • Instrumento com alterações em suas características; 
  • Produtos c/ prazo de validade vencido; 
  • Não exibir o preço de todos os combustíveis na entrada do estabelecimento; produtos sem preço; 
  • Bombas sem a informação do distribuidor; 
  • Inadequação na informação de preço; 
  • Não manter as notas fiscais de combustíveis.

A Operação Combustível Limpo é uma força-tarefa que tem por finalidade combater fraudes e irregularidades em postos de combustíveis. Desde a sua criação, em outubro de 2021, foram realizadas 23 operações.

As equipes do Ipem-SP fiscalizaram 103 postos nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Campinas, Guarujá, Santos, Osasco, Praia Grande, Registro, Santo André, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra. 

As estatísticas são alarmantes. Dos 103 postos, 55 estabelecimentos (53,4%) apresentaram irregularidades e foram autuados pelos fiscais do instituto; 14 estavam fechados no momento da operação; 33 estavam corretos (apenas 32%); e um posto estava aberto, mas sem energia elétrica e, por esse motivo, não houve fiscalização.

Caso você identifique algum estabelecimento que apresente irregularidades, a denúncia pode ser feita para a ouvidoria do Ipem-SP por ligação gratuita para o número 0800-013-0522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].

preço da gasolina segue em alta no Brasil

(Imagem Ilustrativa)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA