Opala 50 anos: relembre a trajetória do primeiro carro de passeio da GM no Brasil
Há 50 anos, o Chevrolet Opala começava a ser fabricado no Brasil. Tendo ficado em linha por 24 anos, o modelo se tornou um verdadeiro clássico nacional.
Há 50 anos, o Chevrolet Opala começava a ser fabricado no Brasil. Tendo ficado em linha por 24 anos, o modelo se tornou um verdadeiro clássico nacional e foi o primeiro carro de passeio fabricado no país pela General Motors. Toda a história começou em 23 de novembro de 1968, quando a versão definitiva foi apresentada ao público no Salão do Automóvel.
O projeto do Opala foi derivado do Opel Rekord, que era feito na Europa. A dianteira, porém, era diferente e foi inspirada na do Chevrolet Nova americano. No começo de sua vida, somente o sedã foi fabricado. Sob o capô, haviam duas opções – 3,8l de seis cilindros em linha e 125 cv ou o 2,5l de quatro cilindros e 80 cv, com a tração sendo sempre traseira.
Dois anos depois, em 1970, surgia a versão mais icônica do modelo. A esportiva SS aumentava o volume do seis cilindros para 4,1l. Com isso, a potência subia para 140 cv. Em 1972, era a vez da carroceria cupê estrear, sendo que a versão de alto desempenho também estava disponível.
Caravan
Em 1975, junto com a primeira reestilização do Opala, a Caravan era lançada. Assim como nos membros da família, ela contava com os motores de 2,5l e 4,1l – que a essa altura já tinha substituído completamente o 3,8l. Cinco anos depois, estreava o visual retilíneo em todos os modelos e que seguia a tendência dos anos 1980. Tudo para tentar disfarçar a idade do projeto, que caminhava para sua segunda década.
No final daquela década, a Chevrolet começou a planejar um substituto do modelo. Como na Europa o Omega sucedeu o Rekord, a marca optou pelo mesmo caminho no Brasil. Mesmo assim, somente em 1990 a produção nacional do modelo foi confirmada.
Com projeto antigo, o Opala ainda ganhou uma leve reestilização em 1988 e outra em 1991. Em abril de 1992, após uma série final de despedida, saia da linha de montagem da GM em São Caetano do Sul (SP) o último Diplomata e a última Caravan, sendo esta uma ambulância. Com quase 1 milhão de veículos produzidos, o Opala deixava a fábrica e entrava para a história.
Legado
Por ter ficado tanto tempo em produção, não é raro encontrar apaixonados pelo modelo. A legião de fãs do Opala mantém diversos clubes ativos no Brasil, como os do Grande ABC. O Garagem360 acompanhou alguns encontros que aconteceram pela região. Confira alguns exemplares que marcaram presença nos eventos na galeria a seguir.
Opalas e Caravans de todas as épocas marcaram presença no encontro |Foto: Leo Alves/Garagem360
Opala Diplomata Coupé (esq) e Sedan (dir) lado a lado |Foto: Leo Alves/Garagem360
Dezenas de carros disputaram a atenção dos visitantes |Foto: Leo Alves/Garagem360
Opala Sedan de Luxo era um dos representantes da primeira versão do modelo |Foto: Leo Alves/Garagem360
Detalhe da traseira do Opala de Luxo |Foto: Leo Alves/Garagem360
Até mesmo os frisos da dianteira do Opala de Luxo estão conservados |Foto: Leo Alves/Garagem360
Detalhe da roda e da identificação da versão de Luxo do Opala |Foto: Leo Alves/Garagem360
Opala Comodoro Sedan (esq) ao lado do Diplomata Coupé (dir) |Foto: Leo Alves/Garagem360
Detalhe do adesivo que destaca os seis cilindros do motor 4.1 do veículo |Foto: Leo Alves/Garagem360
As Caravans também marcaram presença no encontro realizado no dia 22 de maio no Bosque do Povo, em São Caetano do Sul (SP)|Foto: Leo Alves/Garagem360
Detalhe das lanternas e da nomenclatura do Opala | Foto: Leo Alves/Garagem360
Clássico emblema Comodoro na lateral do Opala Coupé |Foto: Leo Alves/Garagem360
Proprietário exibe motor de quatro cilindros de seu Opala |Foto: Leo Alves/Garagem360
Motor mais desejado pelos fãs do Opala, o seis cilindros tinha deslocamento de 3800cc nos primeiros modelos, como destaca o emblema na lateral do veículo |Foto: Leo Alves/Garagem360
Caravan Comodoro 1989 exibe seu motor 4.1 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Detalhe do motor da Caravan Comodoro |Foto: Leo Alves/Garagem360
Opala Comodoro 1979 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Mais detalhes do Opala Comodoro 1979 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Emblema próximo ao farol destaca o motor 4100 do modelo |Foto: Leo Alves/Garagem360
Detalhes do Opala Comodoro 1979 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Interior vinho se destaca ao branco da pintura do Opala Comodoro 1979 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Opala Coupé Comodoro (esq) se destacava com sua pintura brilhante |Foto: Leo Alves/Garagem360
Detalhes frontais do Comodoro |Foto: Leo Alves/Garagem360
Emblema Comodoro na lateral do carro |Foto: Leo Alves/Garagem360
Farol auxiliar da Cibie ajuda a compor o visual do modelo |Foto: Leo Alves/Garagem360
Caravan teve a suspensão rebaixada para dar mais esportividade ao visual |Foto: Leo Alves/Garagem360
Opala Coupé (esq) e Caravan (dir) |Foto: Leo Alves/Garagem360
Opala Diplomata Sedan |Foto: Leo Alves/Garagem360
Sucessor do Opala, alguns modelos do Omega também compareceram ao encontro |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Camaro era uma das exceções permitidas no encontro realizado no Grande ABC|Foto: Leo Alves/Garagem360
Detalhe da traseira do Camaro |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Camaro, em destaque, e Chevrolet Omega, ao fundo |Foto: Leo Alves/Garagem360
Clássico esportivo nacional, o Puma GT 1600 também esteve no encontro |Foto: Leo Alves/Garagem360
Puma GT 1600 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Traseira do Puma GT 1600 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Detalhe dos emblemas do esportivo brasileiro |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Apache 1958 também compareceu ao encontro |Foto: Leo Alves/Garagem360
Detalhe da cabine da Chevrolet Apache |Foto: Leo Alves/Garagem360
Traseira da Chevrolet Apache |Foto: Leo Alves/Garagem360
Outra exceção, o Ford Landau LTD também compareceu ao encontro |Foto: Leo Alves/Garagem360
Traseira do Ford Landau LTD |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Opala Luxo | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Luxo | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chrevrolet Opala | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Especial | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Especial | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chrevrolet Opala | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chrevrolet Opala | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Diplomata | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Opala Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Chevette | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Chevette | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Ford Galaxie Landau | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Ford Galaxie Landau | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Ferrari 308GTB Coupe | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Ferrari 308GTB Coupe | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Veraneio | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Veraneio | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Veraneio | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Fiat Tempra | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Fiat Tempra | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Puma GTS | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Puma GTS | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Ford Belina | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Ford Belina | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Fiat Pick-Up | Foto: Divulgação
Chevrolet Kadett | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Kadett | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Chevette | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Chevette | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Caravan Comodoro | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Chevette | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Chevrolet Chevette | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Gol | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Gol | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360 | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Puma GTE | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
MP Lafer | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
MP Lafer | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Volkswagen Fusca | Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Escrito por
Leo Alves
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.