Onix tem dobro de semicondutores e módulos, aponta Chevrolet

Onix tem dobro de semicondutores e módulos, de acordo com a Chevrolet. Confira mais detalhes sobre as versões do modelo da marca!!!

Uma amplo conteúdo eletrônico de segurança, conectividade, além de conforto e performance destacam-se como um dos principais diferenciais competitivos do Onix, de acordo com a Chevrolet.
“Foi agregando tecnologias inovadoras que a Chevrolet transformou seus veículos em referência em segurança, conforto, conectividade e performance. Não vamos deixar de oferecer aquilo que mais valoriza um automóvel nem focar em versões básicas, em razão da escassez momentânea de suprimentos. Mesmo que isso impacte temporariamente nossa produção”, revela o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga.
De acordo com a montadora, a pandemia tem provocado grandes disrupções. Uma delas, por exemplo, é a expansão de atividades remotas, que fez crescer a procura por produtos eletrônicos. Além disso, o fato de que muitos estão preferindo se deslocar em veículos particulares – o que também causou aumento na procura por automóveis.

Também, de acordo com o fabricante do Onix, o fato é que a grande demanda simultânea por todos esses produtos tem gerado gargalos na cadeia de fornecimento global de componentes. Por exemplo, dos semicondutores.

Conforme estudo publicado pela consultoria Deloitte, no caso dos automóveis, os mais avançados necessariamente carregam maior conteúdo. Assim, há semicondutores de vários tipos, que possibilitam um alto poder de integração de circuitos eletrônicos.

Foto: Divulgação/Chevrolet

Semicondutores

Enquanto isso, um levantamento da Chevrolet aponta que os semicondutores estão distribuídos da seguinte maneira em carros mais tecnológicos a combustão:
  • 30% entre os sistemas de segurança;
  • 30% entre os sistemas de conforto & conveniência;
  • 25% entre os sistemas de conectividade;
  • 15% entre os sistemas de propulsão.

“Quanto mais avançada é a arquitetura de um veículo, melhores são seus aspectos de dirigibilidade, proteção aos ocupantes e comodidade a bordo. E são os sistemas eletrônicos que maximizam tudo isso”,  esclarece o líder de Engenharia Elétrica da GM América do Sul, Plinio Cabral Jr.. “Outro fator determinante é a forma como o fabricante integra todos estes sistemas no automóvel”, completa Cabral Jr.

Foto: Pinterest

 

Onix: tecnologia

De acordo com a Chevrolet, até pouco tempo exclusivas a carros premium, as arquiteturas avançadas começam a ganhar escala com modelos de alto volume. Por exemplo, o Onix, o Onix Plus e o Tracker.

Os três modelos citados pela Chevrolet são derivados da nova plataforma global da GM. Eles reúnem o mais abrangente conjunto de sistemas disponíveis para suas respectivas categorias.

Ainda conforme a montadora, uma das grandes inovações desta plataforma foi o fato de trazer equipamentos inéditos para o segmento. No caso, os seis airbags de série, o Wi-Fi nativo e a possibilidade de promover atualizações de sistemas eletrônicos de forma remota – assim como acontece com celulares.

A Chevrolet ainda destaca as  tecnologias disponíveis no Novo Onix. Conforme a marca, o modelo chega a ter aproximadamente 1.000 semicondutores e sistemas integrados espalhados por quase 20 módulos. O que representa o dobro encontrado em outros modelos da mesma categoria.

Foto: Divulgação/Chevrolet

Um dos sistemas mais complexo é a última geração do multimídia Chevrolet MyLink, por exemplo. Isto porque ele interage com diferentes módulos do veículo. É possível, até mesmo,  configurar detalhes como o tipo de aviso que o carro dará ao motorista quando detectar o distanciamento da chave inteligente para o travamento automático das portas, conforme a Chevrolet.

A montadora ainda explica que se trata do mesmo o MyLink que, recentemente, ganhou opção de projeção sem fio para aplicativos do smartphone via Android Auto e Apple Car Play. Além disso, o comando de voz do carro funciona também para enviar mensagens pelo WhatsApp ou solicitar um trajeto pelo Waze.

“Sem dúvida existe muita eletrônica também por trás de assistentes com determinado grau de autonomia, como o assistente automático de estacionamento. Isso faz com que o volante gire sozinho,  conforme a instrução de sensores pela carroceria. Vale ressaltar, ainda, que é necessária muita tecnologia para integrar o sistema de propulsão. Foi dessa forma que conseguimos entregar com o Onix”, completa Cabral Jr.
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

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