Onix tem dobro de semicondutores e módulos, aponta Chevrolet
Onix tem dobro de semicondutores e módulos, de acordo com a Chevrolet. Confira mais detalhes sobre as versões do modelo da marca!!!
Também, de acordo com o fabricante do Onix, o fato é que a grande demanda simultânea por todos esses produtos tem gerado gargalos na cadeia de fornecimento global de componentes. Por exemplo, dos semicondutores.
Semicondutores
- 30% entre os sistemas de segurança;
- 30% entre os sistemas de conforto & conveniência;
- 25% entre os sistemas de conectividade;
- 15% entre os sistemas de propulsão.
“Quanto mais avançada é a arquitetura de um veículo, melhores são seus aspectos de dirigibilidade, proteção aos ocupantes e comodidade a bordo. E são os sistemas eletrônicos que maximizam tudo isso”, esclarece o líder de Engenharia Elétrica da GM América do Sul, Plinio Cabral Jr.. “Outro fator determinante é a forma como o fabricante integra todos estes sistemas no automóvel”, completa Cabral Jr.
Onix: tecnologia
De acordo com a Chevrolet, até pouco tempo exclusivas a carros premium, as arquiteturas avançadas começam a ganhar escala com modelos de alto volume. Por exemplo, o Onix, o Onix Plus e o Tracker.
Os três modelos citados pela Chevrolet são derivados da nova plataforma global da GM. Eles reúnem o mais abrangente conjunto de sistemas disponíveis para suas respectivas categorias.
Ainda conforme a montadora, uma das grandes inovações desta plataforma foi o fato de trazer equipamentos inéditos para o segmento. No caso, os seis airbags de série, o Wi-Fi nativo e a possibilidade de promover atualizações de sistemas eletrônicos de forma remota – assim como acontece com celulares.
A Chevrolet ainda destaca as tecnologias disponíveis no Novo Onix. Conforme a marca, o modelo chega a ter aproximadamente 1.000 semicondutores e sistemas integrados espalhados por quase 20 módulos. O que representa o dobro encontrado em outros modelos da mesma categoria.
Um dos sistemas mais complexo é a última geração do multimídia Chevrolet MyLink, por exemplo. Isto porque ele interage com diferentes módulos do veículo. É possível, até mesmo, configurar detalhes como o tipo de aviso que o carro dará ao motorista quando detectar o distanciamento da chave inteligente para o travamento automático das portas, conforme a Chevrolet.
A montadora ainda explica que se trata do mesmo o MyLink que, recentemente, ganhou opção de projeção sem fio para aplicativos do smartphone via Android Auto e Apple Car Play. Além disso, o comando de voz do carro funciona também para enviar mensagens pelo WhatsApp ou solicitar um trajeto pelo Waze.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.