Chevrolet Onix passa pela primeira reestilização; veja fotos
Modelo mais vendido do Brasil em 2015, além de seguir na liderança do mercado neste ano, o Chevrolet Onix ganhou seu primeiro facelift após quatro anos do lançamento. A novidade foi apresentada na noite desta segunda-feira (25), e não fica restrita somente ao visual; motores e câmbio também passaram por alterações e novos itens de equipamento estão disponíveis para o modelo.
A principal mudança sofrida pelo hatch foi na dianteira. Ele ganhou visual semelhante ao que já foi visto no Cobalt e mais recentemente no Cruze. Os faróis ficaram mais estreitos e compridos, encostando na grade, que por sua vez passa a ser mais estreita, mas sem perder a divisão em duas partes.
Na traseira ele pouco mudou – foram realizadas apenas leves alterações de design nas lanternas e nos para-choques. Por dentro a novidade fica por conta dos bancos, que de acordo com a Chevrolet, são mais anatômicos e possuem novos revestimentos.
Mais econômico
Os motores 1.0 e 1.4 também estão diferentes. Para garantir economia e não adotar propulsores de três cilindros no Onix, a Chevrolet introduziu novos pistões, bielas e anéis. O tipo do óleo lubrificante também foi alterado, possuindo agora viscosidade 0W20. Para complementar as mudanças, o veículo passa a contar com transmissão manual de seis marchas em todas as versões.
A automática, também de seis velocidades, segue como opcional. Os pneus agora são de baixa resistência a rolagem, os freios e os rolamentos são de baixo atrito e a direção elétrica substitui a hidráulica. Com tudo isso, a montadora garante que o modelo está até 18% mais econômico.
Conectividade
Para completar as novidades, o Onix agora passa a contar com a segunda geração da central multimídia MyLink. Ela permite conexão com celulares por meio do Android Auto ou do Apple Car Play, para Android e iOS, respectivamente. Há ainda uma porta USB.
O sistema OnStar também passa a ser oferecido. Com ele, o motorista pode realizar funções como travar ou destravar as portas, monitorar a pressão dos pneus e acionar luzes e buzina, tudo por meio de um aplicativo no celular. A Chevrolet disponibilizará os serviços do OnStar gratuitamente por um ano.
Com três anos de garantia, o novo Onix estará disponível a partir do final de julho.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.