Tags

Serviços

Onix e Onix Plus: dicas para montagem e desmontagem das pastilhas de freio

Créditos: Foto: Divulgação/Chevrolet
11 janeiro, 2021
Da Redação, com assessoria

Realizar manutenções preventivas e substituir itens desgastados é essencial para preservar um veículo e dirigir em segurança. As manutenções no sistema de frenagem, por exemplo, merecem muita atenção. A Cobreq, fabricante de componentes automotivos, e o Garagem360 prepararam um guia prático com quatro dicas para montar e desmontar as pastilhas de freio dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus.

LEIA MAIS: Novo Audi Q3 terá edição especial limitada a 100 unidades
Detran-SP libera licenciamento antecipado para todos os veículos

A Cobreq desenvolveu um jogo de pastilhas N-2092 para os modelos da linha Onix. Equipadas com placas isoladoras antirruído (4x) e indicadores de desgaste mecânico (2x), as pastilhas apresentam uma espessura de 17,0mm (-0,5mm) quando novas, sendo necessário substituí-las quando o material de fricção atingir 2mm.

Onix e Onix Plus: dicas para montar e desmontar as pastilhas de freio

1. Novos detalhes do freio

As pinças de freio da pastilha possuem quatro slippers montados no suporte de freio. O dispositivo tem um papel fundamental para o bom funcionamento do sistema de freio e para a preservação das pastilhas e discos. Durante o processo de montagem e desmontagem, é essencial que eles sejam observados e preservados para total eficiência e segurança.

2. Dicas para a desmontagem

desmontagem.png

No processo de desmontagem das pastilhas de freio, é preciso incliná-las para os lados externos da pinça e puxá-las com habilidade, com o objetivo de encontrar o ângulo correto para retirá-las sem desmontar ou amassar os slippers.

3. Dicas para a montagem

montagem.png

Antes da montagem das novas pastilhas, é essencial avaliar as condições gerais dos freios, como limpeza, lubrificação, pinos e borrachas. Também é importante checar as características dos slippers, que não podem estar torcidos, amassados nem desencaixados do suporte do freio. Quando tudo estiver em ordem, é necessário procurar o ângulo certo para introduzir as pastilhas simultaneamente nos slippers e levá-las à posição correta.

4. Detalhe final 

É importante ficar atento ao passo a passo e aos detalhes da montagem. São essas etapas que garantem a qualidade do serviço de instalação e o funcionamento do sistema de freio.

Carros mais vendidos de 2020

E por falar em Chevrolet Onix, vale a pena destacar que o modelo foi o mais vendido no Brasil em 2020. Na galeria, veja o ranking completo.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.