Onix é o carro que menos se desvaloriza no mercado nacional
Hatch da Chevrolet teve depreciação de 7,6% em um ano
Se o consumidor procura por um carro que não tenha uma queda brusca de preço na hora da revenda, esse é o Onix, da Chevrolet. O hatch conquistou pela segunda vez o Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência AutoInforme. O bicampeão obteve depreciação de apenas 7,6% em um ano.
A montadora norte-americana também pode comemorar o fato de que a queda no valor da revenda recuou em quase 1%. Em 2014, os dados apontavam que o percentual era de 8,5%.
O estudo é feito pela Agência Autoinforme com base na cotação da Molicar. A avaliação consiste em comparar o preço praticado (e não o de tabela) do carro zero km em agosto deste ano e no mesmo mês do ano passado. A pesquisa considerou 140 modelos mais vendidos de diversas marcas do mercado.
Para deixar a disputa mais justa, foram eliminados os modelos que tiveram modificações consideráveis neste período. E o estudo ainda considerada as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação como a disponibilidade do produto e os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.
Segundo Joel Leite, idealizador do prêmio, o carro é um dos raros bens de consumo que continua valorizado depois de sair da loja. E a manutenção do seu valor depende de váriosfatores, muitas vezes sem a menor lógica: um carro com um ano de uso pode perder de 7,6% a 23,1% do valor inicial e a diferença pode aumentar ainda mais com o avanço da idade.
“A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a fabricante tem em relação ao pós-venda, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado”, enfatiza o especialista.
Além do Chevrolet Onix, que venceu na catergoria Hatch, outros treze automóveis foram contemplados pela premiação . Confira os demais vencedores abaixo.
Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos 2015
Categoria: Veículo – Depreciação
- Entrada: Volkswagen Up! – 8,3%
- Hatch Médio: Volkswagen Golf – 10%
- Hatch Premium: Fiat 500 – 12,6%
- Minivan: Chevrolet Spin – 11,9%
- Perua: Fiat Palio Weekend – 12,7%
- Monovolume: Honda New Fit – 11,1%
- Picape Pequena: Fiat Strada – 11,2%
- Picape Média – Toyota Hilux – 13,2%
- Sedã Pequeno: Hyundai HB20S – 9,6%
- Sedã Médio: Toyota Corolla – 11,4%
- Sedã Grande: Ford Fusion – 12,8%
- Utilitário Esportivo Pequeno: Ford EcoSport – 13,2%
- Utilitário Esportivo Grande: Honda CR-V – 12%
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.